facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Bernardinho: das quadras ao empreendedorismo

LoadingFavorito

Bernardinho: o técnico campeâo do vôlei, também tem muito a ensinar aos empreendedores

Embora recentemente o time liderado por Bernardinho não tenha saído vitorioso da Liga Mundial de Vôlei – e o Brasil ser considerado o país do futebol; o vôlei tem sido há algum tempo, o grande motivo de orgulho do torcedor brasileiro. Além disso, o técnico Bernardinho, maior campeão da história do nosso voleibol, é reconhecido no mundo do esporte e da gestão por suas lições de liderança, gestão de equipe e motivacão. Das quadras para o coração do mundo empresarial, vamos falar um pouco sobre o que esse grande técnico tem a ensinar aos empreendedores.

E Bernardinho também é empreendedor. Fora das quadras, ele é um dos sócios da EduK,
uma startup com sede em São Paulo que aposta em cursos online. De acordo com a consultoria Socialbakers, a startup brasileira tem a segunda página de educação mais popular do Facebook no Brasil e a oitava no México, onde começou a operar em 2014. Em dois anos, mais de 100 000 pessoas compraram cursos. No primeiro ano, o faturamento foi de 7 milhões de reais, subindo para 26 milhões no seguinte; com perspectivas otimistas para 2015: 39 milhões de reais.

Não é à toa que antes de empreender, Bernardinho já palestrava pelo Brasil inspirando lideranças e empreendedores. O tema? Lições de gestão que o esporte coletivo traz. Bernardinho frisa algumas semelhanças entre o universo do esporte e da gestão: a necessidade de identificar talentos, motivar continuamente o time, comprometimento do líder e organização com a motivação de cada pessoa do grupo; e principalmente, de se criar um espírito de equipe, de trabalho coletivo, para potencializar o desempenho do grupo. Um time unido vai além de um talento individual.

Bernardinho é economista formado pela PUC- Rio, e, como técnico de vôlei já conquistou junto à seleção brasileira de vôlei 30 importantes títulos, dos quais 5 medalhas olímpicas consecutivas.

“Os problemas que enfrento como treinador de equipes de alta performance são basicamente os mesmos que preocupam todas as pessoas no competitivo ambiente profissional, como, por exemplo, encarar desafios e pressões e trilhar os caminhos da vitória” – afirma em seu livro, Seu livro – Transformando Suor em Ouro.

Para motivar pessoas é preciso conhecê-las

A motivação, talvez, seja um dos ingredientes chave para o sucesso de um negócio. Quando um funcionário está motivado, ele dá o seu melhor e veste a camisa da empresa. No artigo Engajamento: 6 dicas para ter sucesso você encontra dicas valiosas para motivar e engajar seu time. 

Voltando às dicas de Bernardinho, ele frisa que cada pessoa é única e tem seus pontos forte e fracos, seus desejos e angústias. O que motiva um, pode não fazer sentido algum para outro. Então, quando um líder conhece muito bem cada membro da sua equipe, ele consegue traçar estratégias para acionar os botões de cada um.

“O líder não é apenas o capitão, como se imagina no esporte, mas aquele que dá o exemplo, seja treinando, jogando ou mesmo longe da quadra, o que contribui para o aprimoramento do time”.

Juntos somos mais fortes: o poder da equipe x talento individual

Como jogador, Bernardinho compôs a seleção brasileira de vôlei na década de 80. Embora tenha sido reserva, a partir de sua participação e da observação do time pode aprender outra importante lição: quando os jogadores de uma equipe jogam juntos, a equipe vai muito além. A aposta no brilho individual sempre vai perder para a aposta no coletivo e no fazer junto. Uma equipe unida, onde há colaboração e apoio entre todas as partes é infinitamente mais potente do que uma equipe composta por estrelas que não estão unidas.

Isso vale para você enquanto líder, também. A sua equipe existe para complementar suas competências e somar. Acredite, junto deles, você fará muito mais. Então, cuidado para não ser um líder centralizador. Empoderar o seu time e ouvir suas contribuições pode fazer toda a diferença no dia a dia da sua empresa.

O que é o verdadeiro sucesso?

Esta é uma reflexão importante, e que pode fazer todo o sentido no dia a dia de um negócio.  De jogador Bernardinho virou técnico, e assumiu a seleção brasileira feminina de vôlei. Mais uma vez pode tirar importantes lições do esporte para vida: sucesso não é ganhar sempre, mas sim dar o melhor de si e se superar. “Para mim, sucesso é consistência em performance de excelência, é produzir resultados ao longo do tempo”.

Sim, o foco precisa estar nos resultados, mas o processo para se alcançar os resultados também é muito importante. Seu time está motivado? O que está acontecendo para que as metas não sejam alcançadas? Muitas vezes o buraco está muito mais embaixo do que parece, e você, enquanto líder, precisa ter essa visão sistêmica para conseguir apontar caminhos viáveis para se superar desafios.

Além disso, falhar também é importante. Quanto antes você errar, melhor, pois antes poderá acertar. O ouro está em ter agilidade e capacidade de aprender sempre com os erros e não se deixar abater por eles.

Faça o que eu faço

Mais uma lição do técnico para o mundo da gestão: para ser um bom líder, não basta falar o que a equipe deve fazer. É preciso ser o exemplo. Quer que seus funcionários trabalhem mais: então, antes de mais nada, você precisa trabalhar mais. Outra coisa: o líder tem que ser um exemplo para que o grupo se inspire nele. A transparência é um fator fundamental para que você tenha credibilidade e conquiste o respeito da sua equipe.

Bom, Bernardinho tem muito a ensinar. Mas, o mais importante é que você, enquanto empreendedor, saiba que sempre terá muito o que aprender – seja com seu time, um bom mentor ou outros empreendedores. Empreender é fazer cada vez mais e melhor aquilo que você achou que não conseguiria fazer. Boa sorte!

Leia mais:
Guia essencial para liderança de equipes
Você está pronto para ser o CEO da sua empresa?

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: