Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Benefícios: como usá-los para conquistar os melhores talentos

LoadingFavorito
Benefícios: como usá-los para conquistar os melhores talentos

Com uma política sólida de benefícios trabalhistas, você conseguirá atrair, reter e motivar aquele profissional que se encaixa perfeitamente às suas necessidades.

Neste artigo, falamos sobre uma forma de benefício que costuma ser muito eficaz para manter sua equipe engajada e motivada: a bonificação. Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto, para entender de que outras maneiras você consegue não apenas atrair bons profissionais, mas incentivar os colaboradores que já estão na equipe a buscarem resultados cada vez melhores.

Pois é fato que, hoje em dia, os benefícios oferecidos por empresas aos funcionários estão mudando. Foi-se o tempo em que se restringiam a vale-transporte, alimentação, entre outros. Atualmente, há uma flexibilização que permite a cada organização montar um pacote de benefícios – de acordo com o perfil de um funcionário – podendo ser muito mais eficaz para motivá-lo.

Trata-se da questão dos benefícios trabalhistas?

Exatamente. São os benefícios que uma organização concede a seus funcionários, para além da remuneração estabelecida. De acordo com o advogado e mentor Endeavor José Carlos Wahie, os benefícios trabalhistas têm duas naturezas: os benefícios legais, que são obrigatórios por determinação da lei, e os benefícios obrigatórios por força de convenções coletivas entre sindicatos.

No primeiro caso, o advogado cita o pagamento do décimo terceiro salário, férias de trinta dias com adicional de um terço e do fundo de garantia; trata-se de benefícios que você, empreendedor, deverá prever na contratação de sua equipe. Já os benefícios como vale-transporte e vale alimentação não são obrigatórios por força da CLT, mas porque são determinados por programas federais. Em relação aos outros benefícios, estes não são tão onerosos para a sua empresa, garante Wahie, uma vez que podem ser deduzidos do seu Imposto de Renda.

Já quanto aos benefícios obrigatórios feitos por convenções trabalhistas, Wahie diz que variam de região para região do país, e mudam conforme o tipo de negócio. Porém, assegura que há um determinado padrão de benefícios que são recorrentes nessas negociações entre sindicatos patronais e de trabalhadores. Sem a oferta desses benefícios, é praticamente impossível atrair alguém para uma empresa – sendo quase como uma exigência de mercado.

Mas é só isso? Como posso montar uma política de benefícios atrativa?

Como mencionamos no começo do artigo, é cada vez mais comum que empresas montem pacotes. São grupos de benefícios criados de acordo com as necessidade de funcionários. A prática tem se mostrado muito efetiva, uma vez que o colaborador se sente mais prestigiado.

Com o auxílio deste texto da especialista em recursos humanos Ana Cláudia Corrêa, listamos abaixo alguns desses benefícios flexíveis. São sugestões que podem contribuir para melhorar sua política de benefícios, resultando em uma equipe mais engajada e motivada.

Saúde 

Na área de saúde é comum, atualmente, que empresas de ponta elaborem pacotes de auxílio que podem incluir os seguintes benefícios: auxílio doença, assistência médica, assistência psiquiátrica e psicológica, cobertura para tratamentos de dependências química (droga/alcoolismo), homeopatia, infertilidade, terapia, acupuntura, check-up, plano médico com livre escolha, plano com cobertura também para agregados e aposentados, assistência ou consultório odontológico, cobertura para aparelhos ortodônticos, ambulatório, auxílio para aquisição de óculos e lentes de contato etc.

Outras práticas recorrentes e bastante eficazes são os programas de alongamento e relaxamento para funcionários, bem como os de ginástica laboral durante o expediente, academia e spa.

Alimentação

Além do famoso tíquete refeição, você pode oferecer vale-supermercado, organizar café da manhã, montar uma pequena lanchonete na sua empresa, distribuir refeições coletivas, montar cardápios diferenciados para funcionários que têm problemas como diabetes, colesterol, hipertensão e por aí vai.

Educação e Desenvolvimento

Você pode considerar oferecer seguro educação para seus funcionários, além de: bolsas de estudo, cursos de idiomas, ensino supletivo, reembolso para cursos de graduação, pós graduação e MBA, treinamento a distância, biblioteca, videoteca, palestras variadas, outras práticas de treinamento e etc.

Carreira

De acordo com a especialista, os benefícios de carreira que você pode oferecer a sua equipe são: implantar políticas de promoção com base em avaliação de desempenho para todos os funcionários, dar prioridade ao recrutamento interno, promover aconselhamento de carreira, oferecer grandes oportunidades de carreira para mulheres, estabelecer programas de trainees etc.

Formas de Remuneração e Auxílios

Aqui se trata, em parte, justamente dos bônus já mencionados. Neste caso, vale refletir sobre a possibilidade de implantar: remuneração por competências e habilidade, remuneração variável, participação nos lucros e resultados (ou salários extras), décimo-quarto salário. Além destes, você pode investir em outras formas de reconhecimento, como previdência privada, seguro de vida, um adicional por tempo de casa, concessão de opção de ações para todos os funcionários (stock options), ajuda no aluguel (em caso de transferência), empréstimo para aquisição de casa própria, entre outras coisas.

Integração e lazer

No que toca ao clima no ambiente de trabalho, há muito a se fazer em relação aos benefícios. Como incentivo a paticipação dos funcionários em projetos filantrópicos, uma sólida política de recepção e integração para os novos contratados, instalação de uma área de lazer na empresa com sala de jogos, leitura e ginástica, atividades de recreação para os filhos de funcionários, promoção de festas, confraternizações e etc.

Comunicação interna

Em relação à comunicação interna da sua empresa, há benefícios que podem auxiliar um bocado a melhorar processos. Como avaliação 360 graus para todos os funcionários, a valorização das sugestões de colaboradores, implantação de linhas diretas e ombudsman para reclamações, pesquisa de clima periódica para medir a satisfação da equipe, entrevista com potenciais pares de trabalho no processo de seleção, além de iniciativas que promovam um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam livres para participar e criar.

Outras práticas

Outros benefícios que você pode considerar implantar para motivar sua equipe são: horário flexível de trabalho, jornada reduzida no verão, possibilidade de trabalho em locais remotos (casa, clientes), informalidade nos trajes, licença não remunerada para projetos pessoais, berçário e creche, e por aí vai.

Tudo isso são sugestões para você aprimorar a política de benefícios da sua empresa. O importante é organizá-la de forma que trabalhar nela seja atrativo, mas sem que pese demais no seu orçamento. Esperamos que o conteúdo tenha ajudado!

Onde posso me informar mais?

Neste artigo, Donato Ramos, mentor Endeavor, discute formas de atrair, reter e motivas uma equipe.

E neste vídeo, o jornalista Ricardo Teixeira conversa com o presidente da Thymus Branding, Ricardo Guimarães, sobre felicidade no trabalho.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. MARCELO SAMOGIN - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Há muitas opções de benefícios, inclusive a PLR, que embora faça parte do pacote de remuneração, também é vista como benefício pelo mercado. O segredo maior para se criar uma política inteligente de benefícios é conhecer de perto a opinião dos funcionários e conhecer o perfil da sua população. Jovens têm expectativas diferentes de pais de família com filhos. Marcelo Samogin Diretor da Remunerar

Parceiros
Criação e desenvolvimento: