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Baixa Renda x Inovação: Não é Mais do Mesmo

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Por que não se deve oferecer os mesmos produtos readaptados para a população de baixa renda? É possível inovar, sim. Veja alguns exemplos.

Um dos mitos reinantes quando falamos da base da pirâmide é que os produtos desenvolvidos para estes mercados são basicamente adaptações e que não há campo para inovação. Nada mais equivocado. No mundo todos vemos exemplos de pequenas e grandes inovações que fazem a diferença. Vou mostrar alguns que confirmam a relevância da criatividade, inovação e busca de se fazer diferente.

Em 2002, um mecânico brasileiro criou um sistema inovador de iluminação. Usando garrafas PET preenchidas com água e alvejante, ele conseguiu desenvolver um sistema extremamente barato para que casas tenham uma boa iluminação solar. Esta inovação está senda explorada com bastante sucesso por uma organização nas Filipinas (My Shelter Foundation) que tem como objetivo iluminar 1 milhão de residências.

Site Oficial EmbraceOutra inovação, agora na área da saúde, é o Embrace. Este produto, que mais parece um saco de dormir, substitui incubadoras caras para que crianças recém nascidas de baixa renda possam ter sua temperatura mantida constante. Simples, inovador e eficaz, o Embrace está salvando diversas vidas de crianças recém nascidas.

No Brasil temos diversas organizações também com modelos inovadores. Em um seminário promovido pelo FGVCENN tivemos a oportunidade de conhecer três organizações inovadoras que são gerenciadas por jovens que desafiam o lugar comum: CDI Lan, Backpackers e Sementes de Paz.

A CDI Lan promove soluções inovadoras para Lan Houses, buscando transformá-las em centros de conveniência para a comunidade. A organização auxilia as Lan Houses a diversificarem portfólio de produtos, aumentarem o fluxo de pessoas e, consequentemente, ampliarem a receita do estabelecimento. Um exemplo é a abertura de correspondentes bancários nas Lan Houses.

O Backpacker tem como intuito desenvolver um curso de línguas online, divertido e na forma de games. Ainda em fase de desenvolvimento, ele objetiva ser uma solução inteligente e moderna para milhões de brasileiros que querem estudar inglês, mas que não têm condições de fazê-lo.

A Sementes de Paz possui um modelo inovador de criação de uma rede de cooperação entre produtores rurais e comercialização de produtos orgânicos, utilizando como base o comércio justo e estimulando a cadeia produtiva.

Mais do que exemplos pontuais, as organizações descritas mostram como o mercado da base da pirâmide pode ser um terreno fértil para inovação. Eles mostram jovens empreendedores que querem fazer diferente e inovar. Ao invés de adaptar produtos e serviços, eles “pensam fora da caixa” e promovem soluções eficientes e impactantes para esta população.

Edgard Barki é professor de Marketing e Coordenador do Programa de Sustentabilidade e Base da Pirâmide do Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP

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