facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Nós acreditamos em sonhos: o discurso do Axado ao seu time no anúncio da venda para o Mercado Livre

LoadingFavorito
axado-empreendedores

Nesta manhã de terça-feira, o Mercado Livre anunciou a compra do Axado, empresa catarinense de serviços de frete. O clima dentro da empresa de logística era de festa, mas também de muita emoção.

Confira abaixo o discurso que os empreendedores do Axado, Guilherme Reitz e Leandro Meintanis, leram para o seu time, na tarde de ontem, contando a novidade:

“Pessoal, se vocês me perguntassem, 5 anos atrás, o que torna uma empresa bem-sucedida, eu provavelmente diria algo bastante clichê “ter um time com as melhores pessoas”. Se vocês me perguntarem hoje, eu digo “ter o melhor time, com as pessoas mais empreendedoras”.

O meu conceito de empreendedor não tem nada a ver com empresário. Empreendedor para mim pode ser um autônomo, funcionário público ou até um atleta profissional. Porque empreender, para mim, é criar, inovar. É o visionário que, independente de onde atua, é um solucionador de problemas. É aquele cara que está sempre em busca de se reinventar e ser melhor. E por ser um eterno insatisfeito com sua performance e conhecimento está sempre aprendendo e empreendendo.

O dia em que a Endeavor perguntou para mim e para o Le qual era o diferencial competitivo do nosso cardume, nós respondemos: poder de execução e adaptação. E isso tem tudo a ver com espírito empreendedor e com toda a nossa história e cultura. O Le e eu adaptamos um texto escrito pelo Nizan Guanaes, na Folha de SP, em dezembro do ano passado, que originalmente se chama: “Eu acredito em papai noel”.

Em homenagem ao momento histórico que vamos divulgar aqui, demos um novo título: “Nós acreditamos em Sonhos”

Nós acreditamos em Sonhos. Mesmo depois de, ainda criança, um coleguinha estraga-prazeres ter nos contado a mentira de que o sonho não existe, nós continuamos acreditando.

Todos os empreendedores, todos, acreditam em sonhos. São crianças grandes que acreditam em coisas mágicas e impossíveis. Afinal, os homens sensatos se adaptam ao mundo. Os homens insensatos tentam adaptar o mundo a eles. Isso significa que todo o progresso da ciência se deve aos homens insensatos – os empreendedores.

Os caras que acreditam em sonhos são os que mudam o mundo, constroem empresas, fazem a humanidade avançar. Marcel Telles, da Brahma, acreditou em um sonho, acreditou muito. Ele sempre dizia, brincando, que um dia ia comprar a Budweiser. As pessoas normais não acreditavam nisso. Mas Marcel acreditou num sonho grande. E quem acredita em sonho, acredita em coisas que não existem. Por isso mesmo, eles fazem existir coisas que até então não existiam.

Walt Disney acreditava em sonhos. Ele acreditou num rato. Você acha que um ser humano normal vai acreditar num rato? Vai fazer um império baseado em uma coisa nojenta? Isso não passa em pré-teste. Pois Disney, grande acreditador de sonhos, acreditou no rato e fez coisas inacreditáveis a partir do Mickey.

Le e eu acreditamos em um sonho! E trouxemos o Michel, Eduardo e todos vocês conosco nesse sonho chamado Axado, ou para os mais íntimos, opexe.

O Axado nasceu numa sala de 18 metros quadrados, sem banheiro, no bairro Kobrasol. A gente não sabia programar uma linha de código – e ainda não sabemos – não entendíamos absolutamente nada de tecnologia. A chance de o Axado ter dado certo era mínima. E quem nos trouxe até aqui foi a crença em um belo sonho e em coisas mágicas, que só a fé vê.

Essa crença nos fez criar um cardume de empreendedores sonhadores, a encontrar o produto certo, buscar investidores que acreditassem na gente, e não é que o Amorim, Wolowski e Ventura acreditaram no nosso sonho? Pura magia. Empurrados por sonhos, fomos crescendo o cardume, nos juntando a novos sócios e fazendo coisas que só os sonhadores fazem. Porque os sonhos nos levaram incorporação do Shipfy, a conquistar prêmios, contas importantes e ao dia de hoje. Dia em que começaremos a fazer parte de um sonho ainda maior, muito maior.

Le e eu abrimos o Axado em setembro de 2011 com um investimento de R$30mil reais do próprio bolso. Seis meses depois, o desafio Buscapé veio e nos eliminou do processo seletivo dando um banho de água fria logo no começo. Sobrou o quê? O sonho. E foi o sonho, ao lado de uma bela equipe de sonhadores, vocês, que nos trouxeram até aqui. O sonho levou os malucos que nada entendiam de startup, nem de tecnologia, a lugares que eles jamais poderiam imaginar. Esse sonho tem vários nomes: Fé, esperança, imaginação, superação, poder da mente.

É verdade que, com o tempo, queremos muito mais do que um único sonho. Antes nós queríamos coisas simples, depois fomos buscando coisas complicadas, como triplicar o cardume em plena crise, e até colocar o Michel e time para fazer um TMS do zero. Agora, em pleno ano de 2016, acreditamos num sonho muito mais difícil. Acreditamos que a maior empresa de tecnologia da América Latina do nosso segmento, o Mercado Livre, nos abraçasse e embarcasse conosco nesse projeto de revolucionar a logística Brasil a fora.

E é por isso que estou aqui fazendo esse longo discurso, para lhes contar, em primeira mão, que a partir de hoje o Axado passa oficialmente a ser uma empresa 100% do Mercado Livre.E isso quer dizer que os nossos sonhos serão muito maiores, para felicidade do nosso cardume e tristeza de nossos concorrentes. Gostaria de agradecê-los imensamente por nos ajudarem a chegar até aqui. E convido todos vocês a entrarem conosco num novo sonho, um sonho muito maior.”

, Axado, Sócio-fundador
Guilherme Reitz é formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Organizações,Tecnologias e Gestão pela ESAG/UDESC. Em 2008 fundou a Metta Comercio Atacadista, do segmento de máquinas e equipamentos, onde percebeu as deficiências da logística nacional e o fez buscar soluções para inovar e simplificar o setor. Atualmente, Guilherme é sócio-fundador do Axado, empresa de tecnologia líder no mercado de gestão de fretes para e-commerce, presente também na indústria e varejo físico. A empresa oferece soluções do pré ao pós-venda, com foco na eficiência e redução de custos logísticos.

Deixe seu comentário

4 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. Nicole Alves - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Oi gente, tudo bem? Desculpa vir comentar aqui mas você que sabe de alguma coisa? Tem vontade de ensinar, mas não sabe como? Vem pro Weeazy! O Weeazy é um site de ensino colaborativo, e lá você pode até ganhar um dinheiro extra e fugir da crise! https://www.weeazy.com/?ref=nicole

  2. Luciano Kaus Sarkis - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns Reitz e Leandro.

  3. Giselle trainotti paiva - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Emocionante lindo!

  4. Lygia Toscano - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Estou emocionada!! Arrepiou ler esse discurso. Normalmente nem consigo ler a metade….mas sinceramente, parabens!!!

Parceiros
Criação e desenvolvimento: