Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Auditoria: 3 motivos para pensar nela desde cedo

LoadingFavorito
Auditoria: 3 motivos para pensar nela desde cedo

Como estabelecer uma auditoria torna sua empresa mais preparada para crescer?

Nós já sabemos que a entrada de um acionista é como um casamento, certo? E qualquer casamento tem base na confiança. Para que um investidor ou uma instituição bancária aplique seu dinheiro em uma determinada empresa, é preciso que tenha informações confiáveis, principalmente das áreas financeira e contábil, para saber se o investimento é seguro e rentável. A credibilidade, então, passou a vigorar como um valor indispensável para qualquer organização. É dessa necessidade que a auditoria foi introduzida na contabilidade, sendo uma das formas de assegurar a eficiência na aplicação de recursos.

Entenda a seguir a importância da auditoria em qualquer empresa, seus impactos no controle e na administração do negócio, bem como a importância para a obtenção de recursos externos já no início da empresa.

Auditoria Interna e Auditoria Externa: entenda as diferenças

Antes de falarmos a respeito dos motivos pelos quais auditoria deve fazer parte da sua realidade, é fundamental entendermos as diferenças entre esses dois tipos de auditoria. Em primeiro lugar, temos a auditoria interna, que é realizada pela própria empresa, através de um corpo contábil especializado para a função. É importante deixar claro que, apesar de ser possível elaborar equipes com profissionais de diferentes áreas para esse tipo de auditoria, as normas da área de contabilidade exigem que o trabalho seja elaborado por um contador, por isso, sua presença é indispensável para auditar a empresa.

Do ponto de vista departamental, a auditoria interna funciona como um setor de linha staff, isto é, são colaboradores que auxiliam a administração ou o Conselho Administrativo na tomada de decisões. Sua função é avaliar o patrimônio da empresa e os sistemas de controle interno (contábil), para, desta forma, sugerir melhorias nos processos ou alertar riscos, tornando a empresa mais segura do ponto de vista contábil e financeiro. Ou seja, estamos nos referindo a verdadeiros consultores, que precisam de independência para exercer suas funções e autonomia para elaborarem relatórios confiáveis e isentos.

A auditoria externa, como o próprio nome já sugere, é realizada por uma empresa contratada. Ao contrário da auditoria interna, a auditoria externa não tem como principal objetivo auxiliar a administração do negócio, e sim atestar de que, na empresa, não existem quaisquer tipos de fraudes ou erros que possam causar um impacto significativo na sua saúde financeira e contábil. Fazem, portanto, uma avaliação das demonstrações contábeis do empreendimento. Outra diferença está no público a que as informações são destinadas — acionistas, bancos, dentre outros — que precisam dessas informações para ter maior segurança durante a realização de investimentos. Vale complementar que, para empresas de capital aberto, esse tipo de auditoria é obrigatório pela lei das SA.

Por que começar uma auditoria na empresa?

Infelizmente, ainda há certo misticismo em torno do trabalho e da função do auditor, principalmente quando consideramos as empresas de pequeno e médio porte. Muitos ainda não conhecem os benefícios desse tipo de serviço e, por isso, preferem não estruturar uma auditoria interna ou contratar uma auditoria externa para atestarem a qualidade dos seus processos contábeis e financeiros. Esse pode ser o tipo de diferencial que está faltando na sua empresa! Por isso, elaboramos três fatos importantes sobre a auditoria que todo empreendedor deveria saber. Confira!

1. Auditoria não é exclusividade das grandes empresas

Por se tratar de uma obrigatoriedade das SA, muitos pequenos e médios empreendedores acreditam que a auditoria é uma exclusividade das grandes empresas, quando isso não é verdade. De acordo com o IBGE, o descontrole financeiro e contábil é o motivo que leva a grande maioria das empresas a fechar as portas. Informação é o trunfo do empreendedor, bem como o controle financeiro. Ao contar com uma auditoria, ele estará criando as bases para a empresa sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, além, é claro, de ter mais segurança durante a prestação de informações tributárias para o Fisco.

2. Auditoria externa torna a empresa mais confiável

Como vimos anteriormente, as informações levantadas pela auditoria externa têm como destinatário o público externo, como bancos e acionistas. Mesmo se uma empresa ainda não tiver capital aberto, esse tipo de “atestado” pode auxiliar a conseguir financiamentos e empréstimos de instituições financeiras com muito mais facilidade e, em muitos casos, até mesmo com juros reduzidos. Isso porque essas instituições trabalham com riscos e, quanto mais garantias o empreendedor oferecer, menores serão as taxas e os juros em cima das operações.

3. A auditoria ajuda a preparar sua empresa para o futuro

Por fim, a grande maioria dos empreendedores sonham com a ampliação dos seus negócios, e, por esse motivo, é importante estar preparado, desde cedo, para as atender as necessidades futuras do empreendimento. Quanto mais cedo for iniciado o processo de auditoria externa e interna, mais cedo seu negócio estará preparado para enfrentar esses novos desafios e mais fácil será o processo de transição de um estado para o outro. Aliás, existem empresas especializadas no atendimento de auditoria para pequenas e médias empresas, com custos em conta para o empreendedor.

Você já estabeleceu uma auditoria interna ou externa para a sua empresa? Esse pode ser o caminho para que o seu negócio ganhe competitividade no mercado!

Leia mais:

A importância da auditoria de negócios para seu empreendimento 

Empreendedor: arrume a casa que teremos visita

Auditoria: Por que e como contratá-la?

cta_ebook_planejamento_estratégico

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. SALVADOR SERRATO - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    As PMEs Pequenas e Médias Empresas tem obrigações específicas, naturalmente o Custo de uma Auditoria Convencional exige um investimento considerável para os padrões das mesmas. Disponibilizo Assessoria Administrativa Financeira Contábil, a qual permite identificar a situação Patrimonial e Financeira através de Relatórios e Indicadores de Desempenho
    http://salvadorserrato-gestaoempresarial.blogsp

Parceiros
Criação e desenvolvimento: