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Como uma (boa) assessoria de imprensa pode promover seu negócio

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Como uma (boa) assessoria de imprensa pode promover seu negócio

Entenda o que é (de fato) assessoria de imprensa e como usar em favor da sua empresa

Enquanto empreendedor você sabe um monte de coisas. Sabe ser um líder, inspirar e motivar seu time, vender, negociar com fornecedores, fazer planejamento financeiro, entende de logística, enfim, um monte de coisas. Mas a não ser que você tenha uma formacão na área de comunicação, provavelmente não sabe muito bem o que é assessoria de imprensa, e nem para o que exatamente serve isso.

Então, para te ajudar a se manter sempre bem informado e por dentro das melhores ferramentas para alavancar seu negócio, hoje vamos falar especificamente sobre assessoria de imprensa. O que é, e o que não é, para que serve, como você avalia um bom trabalho de assessoria de imprensa e se é hora de investir dinheiro e energia nessa frente.

Um bom trabalho de assessoria de imprensa pode aumentar a visibilidade do seu negócio com públicos estratégicos. Um bom exemplo acontece quando algum empreendedor ganha um prêmio de destaque pela sua performance ou por alguma área da sua empresa. Quando a assessoria de imprensa trabalha bem, esse reconhecimento pode gerar inserções espontâneas em matérias de revistas, sites e blogs.

Afinal, o que é assessoria de imprensa?

Muita gente não entende muito bem o que é isso e qual é o trabalho de um assessor de imprensa. É importante que você conheça um pouco esse universo para, caso contrate esse tipo de serviço para sua empresa, não ficar refém do que o seu assessor fala, e também para que você possa saber o que pode cobrar dele ou não.

Em poucas palavras, um trabalho de assessoria de imprensa envolve fazer a ponte entre a sua empresa e jornalistas. Isso quer dizer que o seu assessor de imprensa entrará em contato com os jornalistas e apresentará sua empresa, seus diferenciais e quaisquer outras informações que possam ser de interesse do jornalista. A ideia é que a partir desse contato, sua empresa fique no radar do jornalista. Assim, quando ele estiver montando suas reportagens, se o tema tiver a ver com a sua empresa, ele saberá que você existe e poderá entrar em contato.

Esse é um trabalho de divulgação ativo. Que envolve, em primeiro lugar, determinar junto com você, o que será divulgado. Em segundo, traçar uma estratégia coerente e viável e, em terceiro, colocar a mão na massa. É um trabalho de relacionamento.

Além disso, o assessor de imprensa serve para evitar que seu telefone toque no meio da noite e uma pessoa – um jornalista – de quem você nunca ouviu falar faça um monte de perguntas. Será o assessor de imprensa que vai fazer o meio de campo entre esse contato, e também te ajudar a se preparar para dar respostas precisas e claras para o jornalista. Afinal, se esse jornalista não entender o que você quer dizer, o prejudicado será você pois sairá uma matéria com besteiras escritas.

A primeira grande dúvida sobre assessoria de imprensa: você não pagará para sair em matérias

Ao contrário do que muitos pensam, um trabalho de assessoria de imprensa não envolve matérias pagas. Você pagará para o assessor, mas isso não é garantia de que você estará estampado na capa do jornal, ou em qualquer outro espaço.

Como falamos anteriormente, o seu assessor de imprensa terá a responsabilidade de entrar em contato com jornalistas e apresentar você e sua empresa. Isso é feito, na maioria das vezes, por meio de contato telefônico e e-mails. Também é possível marcar almoços ou cafés com o jornalista, mas não vá pensando que já que você convidou o repórter para almoçar, ele escreverá uma matéria sobre você.

O que garantirá que você, sua empresa ou sua história apareçam em matérias na imprensa é a sua relevância e a pertinência. Voltamos ao exemplo citado anteriormente no texto. Está fora do alcance da assessoria de imprensa garantir que o jornalista dará destaque para sua empresa ou sua história. Isso cabe, apenas, ao jornalista. Agora, você pode cobrar de seu assessor que ele faça esse contato com frequência.

Como funciona o trabalho da assessoria de imprensa?

É importante deixar claro que uma assessoria de imprensa não faz milagre. Então, se você não tiver conteúdo para divulgar, a divulgação não acontecerá. Não espere contratar um assessor para que ele consiga que você saia na capa de alguma revista. O trabalho de uma assessoria de imprensa é muito mais estratégico do que qualquer coisa.

O assessor é uma pessoa que tem conhecimento amplo sobre os veículos e espaços dentro de cada veículo e poderá traçar uma estratégia de divulgação condizente com seus objetivos. Por exemplo, você abriu um e-commerce de produtos de beleza de alto padrão. Seu objetivo com a assessoria de imprensa é alcançar potenciais consumidoras para que elas conheçam seu negócio e possam comprar seus produtos nele. Quais revistas, sites, blogs, jornais, progamas de televisão suas potenciais compradoras consomem?

Esse é o trabalho do assessor de imprensa, ou seja, deve traçar um plano de comunicação listando todos esses espaços, sua relevância e de que maneiras sua marca poderia participar de matérias (ou pautas, no jargão da comunicação). Em um segundo momento, ele vai entrar em contato com os veículos e contar sobre seu negócio.

Note que o trabalho do assessor vai variar de acordo com o objetivo do cliente. Se você quer divulgar sua empresa B2B para o mercado, então o foco do trabalho de assessoria será outro.

E sobre espaços pagos em blogs ou outros veículos?

Sim, existem. Mas são espaços onde o leitor identificará que se trata de um informe publicitário, ou seja, ele saberá que aquele espaço foi comprado. Em geral, esse não é o foco do trabalho de um assessor de imprensa, embora ele possa negociar essas inserções pagas por você.

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1 Comentário

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  1. JADER DE OLIVEIRA JUNIOR - says:

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    Muito bom o material disponibilizado com um nível impressionante de aplicabilidade. Mas gostaria de deixa registrado que deveria ter outras formas de fazer doações para Endeavor Brasil,pois, uso de deposito seria uma boa alternativa através de debito em conta mensal.

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