As Maiores Contribuições de Steve Jobs

Este conteúdo já ajudou 15 empreendedores

”Eu estou convencido de que perto de metade do que separa empreendedores de sucesso de empreendedores fracassados é pura perseverança.”, Steve Jobs.

Recentemente, preparei uma aula sobre o Steve Jobs para a Casa do Saber Rio. Li toneladas de artigos, assisti a horas de documentários, além de estudar a biografia escrita pelo jornalista Walter Isaacson e o livro Inside Apple, de Adam Lashinsky.

Ao longo de toda a pesquisa, procurei encontrar quais eram as principais contribuições que o Jobs trouxe ao mundo, além do iPhone, iPad, iPod, iTunes, iMac, ietc.

Então, vamos lá, as duas principais contribuições do Mr. Jobs, fundador e ex-CEO da Apple:

Tecnologia pode ser bacana para o restante de nós, os não geeks

O Jobs percebeu antes (uns 30 anos antes) e insistiu, mesmo nos momentos mais difíceis da sua vida profissional, que a tecnologia podia e devia ser usada por consumidores não técnicos, daí devia ser simples, se possível transparente, acessível e até elegante.

Basta uma análise superficial para notar que, ainda hoje, com todo o sucesso da Apple para demonstrar o caminho que Jobs abriu e demarcou de maneira tão clara, muitas empresas de tecnologia não entenderam o recado e continuam criando produtos complexos.

Na Apple os designers têm poder, mais poder até do que os engenheiros. Os designers trabalham exaustivamente no produto e se preocupam com sua “usabilidade”, palavrinha feia que quer dizer mais ou menos facilidade uso. Já nas demais empresas de tecnologia, quem normalmente manda são os engenheiros e engenheiro gosta de coisa complexa, com perdão da generalização.

Design para a Apple não é somente a aparência estética de um produto, design compreende tudo: funcionamento do produto, embalagem, linha de produção, logística de entrega, lojas sensacionais.

Agora vamos para a segunda contribuição de Jobs:

Foco incansável na experiência do usuário

Aqui, usuário é sinônimo de consumidor.

Podemos reescrever a frase de uma forma mais conhecida: Uma empresa deve se preocupar com a qualidade dos seus produtos e serviços para o consumidor.

Você, caro leitor, poderia então dizer: “Ué?! Mas todas as empresas dizem que se preocupam com a qualidade, então esta não vale como contribuição do Jobs”. Dizer e fazer são bem diferentes. A palavra “incansável” não está na frase por acaso. Como CEO da Apple, Steve Jobs era obsessivo por qualidade, obsessivo com a experiência do usuário.

A Apple é conhecida (e muito criticada) por controlar o hardware, o sistema operacional, os aplicativos, os dispositivos que se conectam aos aplicativos. Este controle todo não faz parte de um projeto para dominar o mundo ou para ganhar rios de dinheiro, mas sim, para garantir que o usuário tenha uma experiência de qualidade do início ao fim. Dinheiro e reconhecimento da marca vêm como consequência.

Empreendedor, pense nisto no seu dia a dia. Preocupe-se de forma incansável com a experiência do seu consumidor. Isto pode fazer a maior diferença frente aos seus competidores medíocres.

Ahh, estas duas principais contribuições se unem na paixão que Steve Jobs tinha pelo resultado do seu trabalho. Fica aqui como uma provocação, mas será tema de um outro artigo.

Alexandre Ribenboim é Sócio fundador da Casa do Saber Rio, e fundador da MLab, uma das principais empresas de marketing e consultoria para internet do Brasil entre 1996 e 2001. 

 

Veja também:

O Impacto da Tecnologia nos Negócios

Este conteúdo ajudou você?
, Pró-Laudo Telerradiologia, Diretor de Desenvolvimento
Alexandre é Diretor de Desenvolvimento da Pró-Laudo Telerradiologia, uma empresa participante do programa SAP Expoentes, da Endeavor Brasil. Iniciou sua carreira fundando a MLab, uma das principais empresas de marketing e consultoria para internet do Brasil entre 1996 e 2001. Em 2006, Alexandre fundou a Casa do Saber Rio de Janeiro, um importante centro cultural no Rio. Em 2008, fundou a Pró-Laudo, uma empresa de telerradiologia, que presta serviços de laudos a distância para exames de radiologia em hospitais e clínicas em todo o Brasil. Como consultor, Alexandre aconselha empresas em diversos setores, tais como tecnologia da informação, cultura, artes, bens de consumo e web, em projetos relacionados com a estratégia corporativa, marketing e vendas, finanças, operações e processos de mudança. Alexandre é formado em Engenharia de Computação e é mestre em informática pela PUC-Rio. Alexandre é mentor da Endeavor Brasil desde 2009.

Deixe seu comentário

Conteúdo Relacionado

Parceiros
Criação e desenvolvimento:

Termos de compromisso

Utilização do e-mail do usuário

O e-mail do usuário será utilizado apenas para o envio de e-mails da Endeavor (Boletim Informativo, Convite para os Workshops, Comunicados Institucionais etc.). Caso o usuário não queira receber os e-mails da Endeavor, ele pode desabilitar esta função no seu cadastro.

Utilização dos dados cadastrais do usuário

Os dados fornecidos em cadastro do usuário serão utilizados para:

A melhoria constante do conteúdo do Portal da Endeavor; e a geração de dados estatísticos sobre os usuários do Portal que poderão ser divulgados a parceiros e a apoiadores da organização, sem que sejam reveladas informações que permitam a identificação individual do usuário.

A Endeavor não divulgará os dados cadastrais dos usuários a terceiros, a não ser que os usuários autorizem. A autorização ou a desautorização para a divulgação desses dados pode ser feita, a qualquer momento, pelo próprio usuário, em seu cadastro.

Autorização para divulgação de dados cadastrais a terceiros

A autorização para a divulgação dos dados cadastrais significa que a Endeavor pode fornecer informações como: nome, e-mail, sexo, estado, cidade, idade, entre outras a empresas parceiras e a apoiadoras da organização. IMPORTANTE: Em nenhum momento, informaremos o seu CPF ou o seu endereço.

Não obstante o descrito acima, havendo solicitação formal por qualquer Autoridade Pública, devidamente fundamentada, a Endeavor poderá encaminhar os dados cadastrais do(s) usuário(s) envolvido(s), independentemente de autorização deste(s), estando desobrigada de notificá-lo(s).

Alteração de dados cadastrais

Os usuários podem fazer a alteração das suas informações cadastrais a qualquer momento. Veja como:

1 – Entre no site da Endeavor pelo endereço http://www.endeavor.org.br

2 – No canto superior direito da tela, identifique-se, utilizando o e-mail e senha cadastrados

3 – Após a identificação, acesse o link "Meu Perfil" e altere as informações desejadas

Cookies

A Endeavor pode utilizar “cookies” (informações enviadas pelo servidor da Endeavor ao computador do usuário, com o objetivo de identificá-lo). Se, no seu cadastro, o usuário optar por “Lembrar minha ID no computador”, será gerado um cookie no computador do usuário. Esse cookie será lido todas as vezes que o usuário acessar o Portal da Endeavor, e, dessa forma, não precisará mais identificar-se para acessar os recursos do site.

Doações

A Endeavor garante a privacidade de identidade dos usuários que fazem doações por meio do Portal da Endeavor.

Vídeos

Os vídeos do Portal da Endeavor não podem ser hospedados em website de terceiros, uma vez que todos os palestrantes dão autorização para que a Endeavor divulgue os vídeos das palestras apenas em seu Portal. No entanto, os vídeos da Endeavor podem ser recomendados em websites de terceiros, por meio de “link” que aponte para o site da Endeavor.

Artigos

Os artigos do Portal da Endeavor não podem ser reproduzidos em website de terceiros, pois o acordo com os Parceiros do Conhecimento estipula que o material só poderá ser disponibilizado no Portal da Endeavor. No entanto, os artigos da Endeavor podem ser recomendados em websites de terceiros, por meio de “link” que aponte para o site da Endeavor.

Exploração comercial

A exploração comercial por parte de terceiros do conteúdo do Portal da Endeavor é expressamente proibido.

Recomendação de Vídeos e Artigos

Como a Endeavor tem por objetivo disseminar conhecimento para empreendedores, a recomendação dos vídeos e artigos do Portal da Endeavor em website de terceiros é fortemente encorajada. A sugestão é que a recomendação seja feita por meio de links que apontem para o website da Endeavor.

Política Anti-Spam

É importante esclarecer que o armazenamento das informações dos usuários do Portal da Endeavor é tratado de acordo com o código de ética da ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto (para conhecer o código de ética, visite o site da ABEMD) e que a qualquer momento, o usuário pode optar por não mais receber os e-mails da Endeavor ou mesmo de parceiros e apoiadores da organização.