facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Apresentações: Uma Guerra Contra o Cliché

LoadingFavorito

Esqueça os lugares comuns, vícios de comunicação e apresentações chatas.

Sou um dos sócios-fundadores da SOAP, empresa especializada em storytelling para apresentações. Criamos um mercado, lançamos um livro, fizemos mais de 10 mil trabalhos… não foi o suficiente. A maior parte das pessoas continua sem saber contar uma boa história!

Bom, é para resolver esse problema que inauguro esta coluna.

A missão da SOAP pode ser resumida de um jeito simples:

    ·  ACABAR COM APRESENTAÇÕES CHATAS.

A vontade é muita, a preparação é boa e a causa é nobre.

Mas o inimigo também é poderoso. E ele tem nome: “Cliché”.

As apresentações trazem em suas estruturas muitos vícios e “lugares comum”, grandes inimigos da atenção e da conquista da credibilidade.

Como fugir do cliché ao contar sua história?

    ·  Esqueça para sempre aqueles discursos padrões: Quem Somos, Nossos Valores, Nossos Diferenciais, Nossa Visão… Tudo isso cabe dentro de uma caixa chamada “auto-elogio”.

Não se conquista uma mulher dizendo “eu sou um cara legal”, mas sim SENDO UM CARA LEGAL! A ideia é fazer os adjetivos serem concluídos pela própria audiência.

   ·  Utilize os mesmos princípios de um bom filme: crie interesse no início, traga conflitos verdadeiros que sejam solucionados em um clímax inesquecível.

Calma. Não é coisa do outro mundo! Olha só:

       1.      “Senhor diretor, sua fábrica vai fechar.”

       2.      “A não ser que mude todo o processo de produção!”

       3.      “Por sorte, trouxemos especialistas em criar coisas assim.”

    ·   Descubra a sua MENSAGEM CENTRAL e expresse, com ela, todo significado do que quer deixar. Lembre-se! só inclua conteúdo que ajude a sustentá-la. Se colocar menos, vai perder pontos. Se colocar mais, vai dar sono.

     ·   Humanize a apresentação! Conte histórias e causos que ninguém mais pode falar por você. Sabe como você faz para envolver? Estando envolvido.

E na prática?

Recomendo que assistam a palestra do Marcelo Sales no topo deste artigo. No evento DAY1 ele “se despiu”, trouxe histórias pessoais que fizeram a audiência se identificar. Venceu a guerra contra o cliché!

Da próxima vez que for apresentar sua ideia desenvolva uma história que seja sucesso de bilheteria.

João Galvão é sócio-fundador da SOAP (State of The Art Presentations).

, SOAP, Sócio-fundador

 

É Sócio-fundador da SOAP (State of the art presentations). Desde 2003 a SOAP cria soluções para melhorar as apresentações em situações de venda de ideias e conquista de audiências. Joni foi um dos criados do conceito “estado da arte na apresentação”, já experimentado por mais de 900 empresas tais como: Microsoft, Avon, Gafisa, The Economist, Google, entre outras. Hoje a SOAP possui mais de 80 funcionários e escritórios no Brasil, Portugal e EUA.

 

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: