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Antes de começar

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A idéia não sai da cabeça. Você vai montar um negócio.  Um conceito líquido e certo que vai funcionar. É só colocar em prática.  E agora, como começar?

Todos sabemos que não há receita infalível para o sucesso. Projetos feitos para dar errado revolucionaram o seu tempo.  Empresas nascidas para durar quebraram em menos de um ano.  Não se deixe influenciar demais pela opinião dos outros.  Cada um sabe e segue o seu caminho e ninguém é senhor dos destinos alheios.  Você pode, contudo, se beneficiar da experiência alheia.  Aprender com erros e acertos de quem já andou por aí.  Pense grande!  Leia e converse para aprender bastante com os grandes.

É mais fácil reconhecer uma boa oportunidade lendo Scott Shane.  Não dá para definir o mercado sem entender o tal “job to be done” de Clayton Christensen.  Modelo de negócios é algo difuso até se ler Alexander Osterwalder.  Não comece antes de ler “The Art of the Start” de Guy Kawasaki.   Steve Blank vai fundir sua cabeça quando mostrar que não é para desenvolver produto, mas sim o cliente.  É bem mais fácil criar uma “startup enxuta” seguindo Eric Ries.  E tem muito mais gente para ajudar.

Antes de começar, conheça a si mesmo.  De que indústria você gosta?  Em que função seu desempenho é melhor?  Qual é seu DNA?  Seja honesto com você e com os outros. Trabalhe naquilo que conhece e gosta e com pessoas que o complementam e alavancam profissionalmente. Faça as contas.  Anteveja o que terá de acontecer para que você obtenha o rendimento que busca.    Não acredite em contos de fadas.  Assuma que o mundo é mau e as pessoas ruins.

Criar e conduzir um negócio é um esporte radical.  Não é para quem quer, mas para quem está preparado física, emocional e psicologicamente.  Prepare-se para 5 anos muito difíceis.  Se tudo der certo, ainda assim, serão 5 anos muito difíceis.  E não é um esporte individual, mas familiar.  Sua família vai estar na aventura com você, quer você e eles saibam disto ou não.  Você está disposto a pagar o preço?

Marcelo Salim é sócio de empresas em diferentes segmentos do mercado e coordenador do CEI – Centro de Empreendedorismo Ibmec. Empreendedor Endeavor desde 2000.

, Empreendedor Endeavor
Matemático pela UFRJ, Meste em Engenharia de Sistemas pela COPPE, com cursos de especialização em “Negócios” por HBS e Stanford e em “Empreendedorismo” por MIT e Babson College. Marcelo foi pesquisador na COPPE, no Centro Científico IBM e fundador de empresas no Brasil e no exterior. Foi selecionado "Empreendedor Endeavor“ (2000) e eleito "Entrepreneur of the Year" (2001) entre toda a comunidade Endeavor no mundo. Foi escolhido "Empreendedor do Novo Brasil" (2002) em concurso nacional da revista Você S.A.. É sócio de empresas em diferentes segmentos do mercado e membro do conselho de administração de empresas nacionais. Criou o CEI – Centro de Empreendedorismo Ibmec, é professor da FGV-RJ, PUC-RJ, e FDC. Participou da criação do Startup Rio e é seu Diretor de Educação, um programa estadual para geração e desenvolvimento de startups digitais inovadoras. Casado, três filhos, torcedor do Botafogo.

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