Observatório do Empreendedorismo

produzido em parceria com a SAP

Faça download CompartilharCompartilhar

Uma das principais análises sobre o ambiente empreendedor brasileiro:


Um estudo global

O estudo da Endeavor Brasil e da SAP, em parceria com a UNCTAD (ONU), reúne dados de diversos relatórios internacionais como: Banco Mundial, Global Entrepreneurship Monitor, Fórum Econômico Mundial e Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros.

 

Compare o ambiente empreendedor do Brasil com outros 9 países

Para estabelecer uma comparação com o Brasil, foram selecionados países com níveis similares de desenvolvimento: Rússia, Índia, China e África do Sul (representando os BRICS), somados a Chile, Argentina e México (da América Latina), além de Turquia e Estados Unidos (por ser referência em empreendedorismo no mundo).

 

35 indicadores em 6 pilares:

– O Observatório analisa 35 indicadores, baseados em seis pilares para se criar um país mais empreendedor, estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): ambiente regulatório, mercado, acesso a capital, inovação, capacitação e cultura.

 

As contradições do Brasil em dados:

– Enquanto o Brasil é o quarto maior mercado dentre os dez países comparados, ele se posiciona em último lugar em relação à carga de regulamentação governamental.

– Um número maior de brasileiros vê o “empreendedorismo como carreira desejável” se comparado aos outros nove países.

– Apesar da vontade de empreender, somos o terceiro pior no ranking de educação e preparo, com nota 2,4 (em uma escala de zero a dez) em “número de alunos no ensino superior”.

Faça download