O que os principais candidatos à presidência falam sobre as nossas bandeiras

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a retomada da economia do país passa por uma melhora no ambiente de negócios, que reduza as distorções burocráticas e incentive as empresas lideradas pelos empreendedores de alto impacto a crescer ainda mais.

Por isso, acompanhamos entrevistas e debates realizados pelas principais emissoras de rádio e televisão junto aos candidatos à Presidência da República para saber o que eles pensam e como planejam mudar o ambiente de negócios, checando a aderência de seus discursos às quatro bandeiras da nossa Agenda para o Alto Crescimento.

O conteúdo abaixo apresenta transcrições das falas dos principais candidatos em relação às quatro bandeiras da agenda e são acompanhados por uma pequena nota escrita pelo time da Endeavor. Conforme os eventos eleitorais aconteçam, atualizaremos essa página, sempre indicando a fonte e o autor do trecho transcrito. Para checar as datas dos próximos eventos, veja ao fim desse artigo.

Somos uma organização sem fins lucrativos, independente e apartidária. Nós defendemos uma melhoria do ambiente de negócios para os empreendedores.

ABERTURA, REGULARIZAÇÃO DE OPERAÇÃO E FECHAMENTO DE EMPRESAS

Jair Bolsonaro – “Nós temos que desburocratizar. Nós temos que desregulamentar muita coisa, evitar que para se abrir uma empresa leve em média 100 dias no Brasil. E isso a gente tem que fazer para ajudar a ter emprego no Brasil.” (entrevista ao Jornal Nacional – 28/08/2018)
Nota Endeavor: o tempo médio de Abertura de Empresa no Brasil é de 80 dias. Saiba mais aqui.

SIMPLIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA
Geraldo Alckmin –
“Nós vamos, em janeiro, apresentar todas as reformas(…) Reforma Tributária: simplificar a área tributária. Cinco impostos, um IVA (Imposto sobre Valor Agregado) só.” (entrevista à Globonews – 29/08/2018)
Nota Endeavor: O empreendedor brasileiro gasta, em média, 2000 horas por ano para manter a conformidade fiscal. Saiba mais aqui.

ACESSO A CAPITAL
Ciro Gomes – “Tenho um programa para restaurar o investimento do empresariado, que também está colapsado, através da descartelização do sistema financeiro, que opera hoje tudo combinado, cobrando as taxas de juros mais imorais. Treze mil indústrias no Brasil foram fechadas do desmonte do Governo Dilma para cá. Duzentas e vinte mil lojas nos últimos três anos foram fechadas. Isso nos traz a 13,7 milhões de pessoas desempregadas.” (entrevista ao Jornal Nacional – 27/08/2018)
Nota Endeavor: O Brasil é o 87º colocado no ranking mundial de facilidade de acesso a capital. Saiba mais aqui.

CONFIRA AS DATAS DOS DEBATES PRESIDENCIAIS:
09/09 (19h30) – TV Gazeta/Estadão – Debate
19/09 (9h) – Veja – Sabatinas
26/09 (18h20) – SBT – Debate
30/09 (22h) – Record – Debate
04/10 (21h30) – Globo – Debate
07/10 – Primeiro turno das eleições
11/10 (22h15) – Band – Debate
14/10 (19h30) – TV Gazeta/Estadão – Debate
15/10 (22h) – RedeTV! – Debate
17/10 (18h20) – SBT – Debate
21/10 (22h) – Record – Debate
26/10 (21h30) – Globo – Debate
28/10 – Segundo turno das eleições