Índice de Cidades Empreendedoras 2014

Faça download CompartilharCompartilhar

Quais são as melhores cidades para as empresas crescerem?


O Índice de Cidades Empreendedoras é um verdadeiro raio-x do ambiente de negócios das cidades brasileiras. Ele foi composto com base em mais de 60 indicadores, divididos em 7 pilares.

Empreender no Brasil é coisa de super-herói

A dificuldade começa no próprio processo de abertura da empresa e só aumenta. Não é a toa que apenas 1,5% das empresas conseguem crescer acima de 20% ao ano de forma sustentável. 

O ambiente precisa oferecer as condições e recursos capazes de transformar sonhos grandes em negócios de alto impacto, mas como lidar com tantas diferenças regionais que fazem com que o Brasil não tenha apenas um, mas muitos ambientes de negócios? O que você encontra nesse relatório é um ponto de partida: um levantamento das principais forças e gargalos das diferentes regiões e um ranking das melhores cidades para se empreender no Brasil.

As cidades

Foram analisadas todas as capitais brasileiras que possuem, em sua região metropolitana, pelo menos 1% das empresas de alto crescimento do país. São elas: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Os pilares

Foram analisados mais de 60 indicadores organizados em 7 pilares: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura.

O relatório

– Highlights do estudo nas primeiras páginas;

– Ranking geral das melhores cidades para se empreender no Brasil;

– Ranking de cada pilar;

– Uma análise sobre as iniciativas e melhores práticas das prefeituras;

– A metodologia completa utilizada no estudo.

Faça download