Empreendendo na Universidade

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil Endeavor Brasil - Time de Conteúdo

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

O universitário brasileiro quer empreender… e então, o que falta?

O interesse pelo empreendedorismo entre os universitários brasileiros já é uma realidade. A maioria dos estudantes vê o empreendedorismo com bons olhos e considera a carreira do empreendedor como uma opção a ser seguida. 64,6% dos estudantes se consideram potenciais empreendedores ou já possuem seu próprio negócio em operação. No entanto, apesar deste cenário positivo, ainda há muito a ser feito quanto à preparação desses alunos para empreender. 55% deles não realizaram cursos de empreendedorismo, ou seja, não estão se preparando adequadamente para sua futura carreira.

A Endeavor realizou um estudo chamado Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras que teve por objetivo mapear o perfil do universitário brasileiro quanto às suas características empreendedoras. Este estudo procura analisar as principais características dos cursos de empreendedorismo oferecidos no Brasil, e contou com a participação de mais de 600 alunos de 12 universidades, representando três regiões brasileiras (Nordeste, Sudeste e Sul). O estudo faz parte do The Entrepreneurship Education Project: Enhancing Entrpreneurial self-efficacy and identity in the classroom (http://www.entrepeduc.org/).

 

O relatório completo do estudo pode ser encontrado neste link.

A autora Amisha Miller é gerente de pesquisa e influência na Endeavor Brasil.