Boas Práticas de Educação Empreendedora: 4 histórias para inspirar sua estratégia

Esse é um conteúdo oferecido por:   Sebrae

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Para dar luz às principais iniciativas de educação empreendedora no país, e possibilitar a disseminação do conteúdo, a Endeavor e o SEBRAE lançarão periodicamente materiais explicativos sobre iniciativas diferentes, em formato texto e vídeo, que possam inspirar outras instituições e profissionais.

O objetivo é possibilitar uma melhor compreensão do racional da construção da solução encontrada  para determinados problemas em cada instituição, questões burocráticas para viabilizar as propostas, processos de gestão e execução, resultados, entre outros.

Com isso espera­-se que você consiga se identificar com os problemas de outras instituições, compreender o processo de tomada de decisão, critérios, desafios, processos e detalhes de sucesso, para conseguir se preparar para replicar ou adaptar modelos semelhantes em suas instituições e comunidades.

Vocês podem usar o fórum para comentar, discutir, sugerir e tirar dúvidas sobre o material, a fim de aprofundar ainda mais o aprendizado e a capacidade de criar soluções e ações propositivas em suas instituições.

Confira em primeira mão o lançamento das Boas Práticas de Educação Empreendedora:

Case 1: Desafio UNICAMP 

Sua instituição produz patentes? Muitas delas acabam ficando na biblioteca e não ganham o mundo?

Conheça o caso do Desafio UNICAMP, que disponibiliza as patentes da universidade para que os alunos criem ideias de negócio, gerando soluções e valor para a sociedade, com o suporte em mentorias do responsável pela patente, e de pessoas com experiência de mercado.

Case 2: Mundo + Limpo e UNISINOS 

Quer aliar o desenvolvimento dos seus alunos com um ensino prático e que contribua com a comunidade em que sua instituição esta inserida?

Conheça o projeto que a UNISINOS construiu para que seus alunos desenvolvam diversas competências colocando em prática o que aprendem em sala de aula em uma organização social da comunidade que precisa de apoio.

Case 3: Da Universidade para o Mercado – o empreendedorismo de Base Tecnológica  

Sua instituição de ensino quer contribuir com o ecossistema empreendedor e desenvolvimento local?

Conheça o trabalho do CENTEV – Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa, e especialmente, seu trabalho alinhado de Ideação, Pré incubação e Incubação, na Universidade Federal de Viçosa, instituição referência não apenas em ensino de qualidade, como no fomento e apoio ao empreendedorismo. A UFV teve um papel muito importante no desenvolvimento da cidade e do ecossistema empreendedor local.

Conheça o caso do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa – UFV

Case 4: Tirando ideias do papel  

Quer introduzir o empreendedorismo e ajudar a dar os primeiros passos para tirar a ideia do papel?

Sua instituição pode desenvolver uma iniciativa dinâmica e acessível a todos os alunos, servidores e comunidades capaz de desenvolver compentências empreendedoras e fornecer as principais ferramentas para desenvolvimento de ideias de negócio. Conheça o Workshop Tirando Ideias do Papel, da UNISAL, que desenvolveu um tabuleiro que forma empreendedores, utilizando a gamification e o trabalho por projetos para capacitar os alunos e outras pessoas da comunidade para desenvolverem suas ideias e serem capazes de tirar do papel, criando de fato novas empresas.

Conheça o Workshop da UNISAL – Tirando Ideias do Papel