Mapa para Simplificação

Com base em cases de sucesso de municípios que reduziram a burocracia, como São Paulo e Porto Alegre, e elaborado com o apoio de mais de 40 especialistas, esse material prático vai ajudar gestores e servidores públicos a tornarem o processo de abertura e formalização de empresas mais simples.

Faça download

Para se abrir uma empresa no Brasil são necessários, em média, 62 dias. Mas algumas cidades brasileiras já mostraram que é possível reduzir esse tempo e oferecer um ambiente de negócios mais simples e atrativo para quem quer empreender. 

Essas são só algumas das experiências apresentadas no Mapa para Simplificação, um material prático baseado em cases de sucesso nacionais e internacionais, estudos sobre o tema, nas experiências da Endeavor em São Paulo e Porto Alegre e validado com o apoio de mais de 40 burocratas e especialistas.

POR QUE ACESSAR ESTE MATERIAL O que você precisa saber:


Indicado para:

  • Gestores e servidores públicos que queiram promover o desenvolvimento econômico local e atrair novos negócios por meio da desburocratização.
  • Instituições que atuam a favor do aumento da eficiência de governo e que buscam entender ferramentas e bons exemplos de desburocratização para difundir esse conhecimento em sua rede.
  • Empreendedores e sociedade civil interessados em conhecer os processos de abertura de empresa e em pressionar o poder público para melhoria do ambiente de negócios.

É útil porque:

Discutimos os desafios burocráticos de se abrir uma empresa no Brasil e apresentamos um leque de ferramentas para resolvê-los. Isso tudo contando histórias inspiradoras de experiências bem sucedidas de simplificação – e que provam que desburocratizar é possível!

Depois de ler você saberá:

  • Soluções e boas práticas nacionais e internacionais de um processo de abertura de empresas simplificado.
  • O passo a passo para formular e implementar melhorias nesse processo, oferecendo um ambiente de negócios mais simples e atrativo para quem quer empreender.

Vamos juntos multiplicar o impacto desse trabalho de desburocratização?

Conhece algum prefeito(a), vereador(a), deputado(a) ou gestor público municipal que poderia se interessar pelo assunto? Então não deixe de compartilhar o Mapa para Simplificação com essa pessoa. 

Faça download