facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Mentoria Online com Abilio Diniz: Empreendedor, coloque suas convicções à prova!

LoadingFavorito

e você pudesse, o que perguntaria para Abilio Diniz? No dia 14 de setembro, às 17h, ele estará ao vivo pronto para te responder.

Todo empreendedor tem dúvidas. Se essa é a melhor decisão, se seguir por aquele caminho é o mais inteligente, se escalar agora é o momento certo…Mas são raras as vezes que podemos tirar essa dúvida com alguém que já passou por isso. Nessa mentoria, você tem a oportunidade de enviar sua dúvida sobre estratégia e crescimento para ser respondida ao vivo por um dos maiores empreendedores do Brasil. Além de conhecer os bastidores de construção do Grupo Pão de Açúcar, entendendo os elementos que criaram escala e fizeram a companhia tracionar para crescer — a ponto de adquirir a concorrência.

as, enquanto a mentoria não chega, preparamos essa lista com 5 dicas de liderança, inspirada nas lições que aprendeu e praticou ao longo de sua carreira.

“A gente é vencedor por opção. Escolhemos o que fazemos na vida”

1: Ter um propósito maior que o lucro

“Pense naquilo que você faz além da atividade principal de sua empresa. Você é capaz de fazer algo além do objetivo do lucro? Pense no que vai acontecer se sua empresa deixar de existir. Se ela acabar, outra ocupará o lugar. Mas ocupará mesmo? É o que eu dizia no GPA e procuro fazer na BRF: a concorrência pode copiar tudo que fazemos, mas nunca vai conseguir copiar aquilo que somos. Aí é nosso diferencial. Se fizermos algo além, quando deixarmos de existir, ninguém nunca vai superar aquilo que nós fomos ou somos”

2: Tudo só funciona com as pessoas certas

“Uma gestão eficiente é fundamental para qualquer empresa e gestão se resume em gente e processo, processo e gente”, ou seja, monte boas equipes com competências complementares e nas quais você confie, tenha uma cultura organizacional forte e dê feedbaks frequentes para seu time, assim ele se desenvolverá cada vez mais.

Mais do que isso, é preciso valorizar as pessoas da sua empresa e motivá-las constantemente. “Leve em consideração cada um que trabalha com você e faça com eles se sintam donos do negócio. Integre-os dentro da empresa. Como fazer com que 10 mil pessoas na BRF sintam-se donas? É uma questão de criar cultura.

3: Seja um líder humano

As lideranças são peças fundamentais em negócios vencedores. Serão os líderes que vão puxar o pique da equipe e dar o exemplo. “Eu costumo dizer que líder é aquele homem do terno cinzento – que quase some na multidão, mas é líder, humano, solidário e sabe dividir. Em empresas menores, de até 50 funcionários, ter uma liderança assim faz ainda mais diferença”, explica o empresário.

Mais uma coisa: o líder não tem como saber de tudo, e precisa estar ciente disso. “Esteja pronto para ouvir, aprender, dialogar mais e aceitar a opinião dos outros”.

4: Antecipe-se e tenha equilíbrio

Planejar é muito importante. Como você quer estar daqui 10 anos? O que pretende ter realizado? A dica de Abilio Diniz para o empreendedor é que ele deve colocar um objetivo e seguir em frente, sempre com aquele objetivo em mente.

Além disso, ele frisa que é muito importante, além de ter um objetivo, saber conciliar vida pessoal e particular. “Eu aprendi a conciliar meu papel de gestor, pai, marido, amigo e várias outras atividades profissionais e sociais. Tenha sabedoria para manter tudo em equilíbrio. As pessoas que têm equilíbrio emocional performam melhor”, afirma.

5: Exercite seu corpo, liste prioridades e pratique o autoconhecimento

Corpo são, mente sã. Você já ouviu esse ditado não é mesmo? E é a mais pura verdade. Você não precisa virar maratonista, mas a atividade física te ajuda a relaxar e ser mais focado. O exercício físico também te ajuda a lidar com o estresse.

Além disso, o empresário destaca a importância do empreendedor se conhecer. Um empreendedor que se conhece de verdade consegue definir que atividades deve centralizar, e quais deve delegar. Sabe quais são suas limitações, mas também suas habilidades e pontos fortes nos quais se destaca.

A autoliderança praticada por Abilio Diniz pode ser resumida no “Pratique o autoconhecimento para saber quem está lá dentro de você, porque você se emociona com isso e vibra com aquilo. Assim, você saberá se relacionar melhor com as pessoas com que convive”.

Se você quiser se aprofundar e conhecer de perto os bastidores que fizeram o Pão de Açúcar escalar, crescer e adquirir novas empresas, participe no dia 14 de setembro da Mentoria Online, a partir das 17h.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

6 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Claudio Coutinho - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Olá Juliano,
    Parabéns pela condução da conversa com o Abilio Diniz. Foi muito inspirador. Obrigado.

  2. Rodrigo Silveira Barreto - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Excelente !!! Parabéns !!!

  3. MONICA Barradas - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    O que você acha da carga tributária no Brasil?.

  4. james barros - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    cOMO EU ESTAVA ESPERANDO ESSA MENTORIA DO GRANDE ABILIO

    Clique Aqui

  5. Alexandre Sá - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Olá Abilio e pessoal da Endeavor
    muito obrigada pela mentoria .
    Como buscar talentos em empresa pequenas ?

    Alexandre Sá
    Enesens Detecção de Gás

  6. Luiza Amante - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Olá, meu nome é Luiza e sou gerente de projetos da Fluxo Consultoria, a empresa júnior de consultoria em engenharia da UFRJ. Estamos com uma pesquisa de mercado para entender melhor a viabilidade do serviço de sala de coworking no Rio de Janeiro, com foco em empreendedores. Com isso, gostaria de saber se vocês poderiam nos ajudar divulgando o formulário.Link: https://goo.gl/forms/WE01wO0ToHxVQHJr2

Criação e desenvolvimento: