facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

5 lições de Abílio Diniz

LoadingFavorito
5 lições de Abílio Diniz

Abílio Diniz é um empresário implacável. Conheça um pouco mais sobre esta figura do universo empreendedor e conheça suas lições de gestão. 

No país do futebol, é preciso entender muito de gestão para levar um time ao título. Essa é uma das lições que os grandes times estão tendo que aprender – meio na marra – nos últimos tempos. Além de gols, o clube precisa ter uma gestão financeira equilibrada e pensar estratégias de marketing para engajar o torcedor e aumentar as receitas dos clubes. Recentemente, o SPFC deu um passo nessa direção e trouxe para sua equipe um craque do mundo empresarial. O conhecido empresário Abílio Diniz agora ajuda o time a administrar a dívida com uma gestão mais profissional. O empresário, que é membro do Conselho Consultivo do São Paulo, virou seu consultor financeiro a pedidos do presidente Carlos Miguel Aidar.

Atualmente, a dívida do São Paulo ultrapassa 200 milhões de reais. Para administrar essa dívida, Abílio Diniz criou o Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDIC). Isso para que torcedores e outros investidores possam juntar 100 milhões de reais no fundo para garantir o pagamento de créditos e multas rescisórias de atletas.

Mas, privacidade e discrição não são palavras que fazem parte da vida de Abílio Diniz. Recentemente o empresário teve sua vida e seus altos e baixos registrados em uma biografia: Abilio – Determinado, Ambicioso, Polêmico.  No livro, a disputa de Abílio Diniz e Jean-Charles Naouri, dono do Casino, é retratada em riqueza de detalhes.

Que esse conflito existiu não é segredo para ninguém. Jornais e revistas divulgaram amplamente os momentos desta disputa. Mas, o livro traz muito mais do que detalhes dessa briga. Ele narra uma trajetória de disputas entre Abílio e outras figuras do universo empresarial brasileiro. E não é à toa que ele ergueu um verdadeiro império do varejo, o empresário é um adversário implacável e que cultiva muitos desafetos.

Nesta matéria da Época Negócios, Abílio Diniz  comenta as lições que aprendeu e praticou ao longo de sua carreira para chegar ao sucesso.

“A gente é vencedor por opção. Escolhemos o que fazemos na vida”

O empresário aponta 4 premissas básicas para construir um negócio vencedor: almejar além do lucro, saber gerir pessoas, ter uma cultura e liderança fortes. A seguir, confira 5 dicas de liderança de Abílio Diniz:

1: Ter um propósito maior que o lucro

“Pense naquilo que você faz além da atividade principal de sua empresa. Você é capaz de fazer algo além do objetivo do lucro? Pense no que vai acontecer se sua empresa deixar de existir. Se ela acabar, outra ocupará o lugar. Mas ocupará mesmo? É o que eu dizia no GPA e procuro fazer na BRF: a concorrência pode copiar tudo que fazemos, mas nunca vai conseguir copiar aquilo que somos. Aí é nosso diferencial. Se fizermos algo além, quando deixarmos de existir, ninguém nunca vai superar aquilo que nós fomos ou somos”
Para se inspirar, você pode ler o artigo Responsabilidade social: e se ela for o seu core?

2: Tudo só funciona com as pessoas certas

“Uma gestão eficiente é fundamental para qualquer empresa e gestão se resume em gente e processo, processo e gente”, ou seja, monte boas equipes com competências complementares e nas quais você confie, tenha uma cultura organizacional forte e dê feedbaks frequentes para seu time, assim ele se desenvolverá cada vez mais.

Mais do que isso, é preciso valorizar as pessoas da sua empresa e motivá-las constantemente. “Leve em consideração cada um que trabalha com você e faça com eles se sintam donos do negócio. Integre-os dentro da empresa. Como fazer com que 10 mil pessoas na BRF sintam-se donas? É uma questão de criar cultura.

3: Seja um líder humano

As lideranças são peças fundamentais em negócios vencedores. Serão os líderes que vão puxar o pique da equipe e dar o exemplo. “Eu costumo dizer que líder é aquele homem do terno cinzento – que quase some na multidão, mas é líder, humano, solidário e sabe dividir. Em empresas menores, de até 50 funcionários, ter uma liderança assim faz ainda mais diferença”, explica o empresário.
Mais uma coisa: o líder não tem como saber de tudo, e precisa estar ciente disso. “Esteja pronto para ouvir, aprender, dialogar mais e aceitar a opinião dos outros”.

4: Antecipe-se e tenha equilíbrio

Planejar é muito importante. Como você quer estar daqui 10 anos? O que pretende ter realizado? A dica de Abílio Diniz para o empreendedor é que ele deve colocar um objetivo e seguir em frente, sempre com aquele objetivo em mente.

Além disso, ele frisa que é muito importante, além de ter um objetivo, saber conciliar vida pessoal e particular. “Eu aprendi a conciliar meu papel de gestor, pai, marido, amigo e várias outras atividades profissionais e sociais. Tenha sabedoria para manter tudo em equilíbrio. As pessoas que têm equilíbrio emocional performam melhor”, afirma.

5: Exercite seu corpo, liste prioridades e pratique o autoconhecimento

Corpo são, mente sã. Você já ouviu esse ditado não é mesmo? E é a mais pura verdade. Você não precisa virar maratonista, mas a atividade física te ajuda a relaxar e ser mais focado. O exercício físico também te ajuda a lidar com o estresse.

Além disso, o empresário destaca a importância do empreendedor se conhecer. Um empreendedor que se conhece de verdade consegue definir que atividades deve centralizar, e quais deve delegar. Sabe quais são suas limitações, mas também suas habilidades e pontos fortes nos quais se destaca.

A autoliderança praticada por Abílio Diniz pode ser resumida no “Pratique o autoconhecimento para saber quem está lá dentro de você, porque você se emociona com isso e vibra com aquilo. Assim, você saberá se relacionar melhor com as pessoas com que convive”.

Leia mais:
A importância de um legado

Samuel Klein: O legado empreendedor do pai das Casas Bahia

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: