Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

A nova geração de Empreendedores Endeavor

LoadingFavorito

Conheça o perfil dos líderes que passaram a contar com o apoio da Endeavor para encurtar os caminhos rumo ao crescimento.

“O líder trilha um caminho solitário; a cadeia de comando é muitas vezes uma prisão” (Leonard McCoy, 1966). Exageros e anacronismos à parte, a fala do médico oficial da Enterprise, personagem da série Star Trek, referindo-se à situação do Capitão Kirk, oferece um importante contraponto à habitual crença associada aos empreendedores: aquele que chega ao topo tem tudo o que sempre quis, novos desafios, autonomia, seguidores.

Pode até ser que tudo isso faça parte da escalada rumo ao sucesso, mas dois riscos deste processo costumam ser subestimados: 1 – passar a ver a realidade sob uma perspectiva única, no caso a sua, o que o torna responsável direto pelos erros que comete, e 2 – a solidão ou reclusão inerentes à atividade, pois você é obrigado a abrir mão da camaradagem para preservar o respeito de funcionários e colegas.

“Os empreendedores geralmente se identificam com isso, pelo simples motivo de que empreender significa tomar riscos; implica em acertar muito, mas errar também”, comenta Luiz Manzano, gestor da área de Busca e Seleção de Empreendedores da Endeavor Brasil. “No caso das pequenas e médias empresas de rápido crescimento, compartilhar angústias, dúvidas e desafios é crucial, porque uma decisão equivocada pode significar o fim do sonho.”

Neste sentido, a Endeavor é uma espécie de remédio. Aos empreendedores selecionados, dá acesso a uma rede de pessoas que enfrentaram problemas parecidos e aprenderam a superá-los. São mais de mil voluntários, entre mentores, investidores e embaixadores, que vão inspirá-los a sonhar maior e ajudá-los a acelerar o desenvolvimento da sua empresa. Segundo Manzano, a proposta é encurtar caminhos, evitar erros desnecessários e levá-los a construir negócios mais sólidos.

Antes disso, porém, existe a missão de identificar e selecionar empresas com potencial de crescimento e geração de empregos – aquelas com mais capacidade para aumentar a qualidade do ecossistema empreendedor e transformar o país. Entre as principais características consideradas, estão: potencial de crescimento, vantagem competitiva sustentável e excelente execução (ou seja, “botar pra fazer” do jeito certo, sem atalhos).

A boa nova é que, entre dezembro de 2012 e agosto de 2013, a Endeavor selecionou 10 empresas brasileiras com essas características, um número recorde no período. Os empreendedores responsáveis pela Magnamed, Ambar, Uatt?, Ebanx, Gera, MXT, Oilcheck, Sirtec, Neoway, Tecsaúde, juntaram-se a um time de mais de 100 empreendedores apoiados diretamente pela rede.

As áreas de atuação são as mais diversas possíveis. A Neoway, por exemplo, oferece soluções de inteligência de mercado para seus clientes. Tem hoje mais de 150 colaboradores e quer se tornar referência em “big data” no Brasil. Para alcançar este objetivo, acredita que a qualificação dos mentores da Endeavor e o acesso a um ambiente diferenciado de networking são os principais ativos. “Quando poderíamos contar com a experiência e os conselhos de grandes empresários como Laércio Cosentino [fundador da TOTVS] e Martín Escobari [co-fundador do Submarino.com]? Só a Endeavor nos proporciona isso”, destacou Jaime de Paula, fundador e CEO da Neoway.

Já a Sirtec, fundada por Darci Schneid há 24 anos, é uma empresa de serviços de construção e manutenção de redes elétricas para concessionárias de energia elétrica. Seus três pilares de atuação são: segurança dos funcionários e da comunidade, produtividade e desempenho da equipe e qualidade, pensando que sempre é possível fazer um pouco melhor.

Na opinião de Schneid, os fatores mais marcantes do processo de seleção da Endeavor foram o entusiasmo e a energia da equipe; a oportunidade de ter conversas com empreendedores da rede, com perguntas desafiadoras e feedbacks de qualidade; e asimplicidade e o acolhimento da rede, da equipe e dos empreendedores. Como alerta, registrou a importância de manter os candidatos com os pés no chão durante o processo: “sonhando grande, porém com o pragmatismo necessário”.

 

Darci Schneid, empreendedor da Sirtec

Confira o depoimento de outros empreendedores selecionados:

Alencar Carvalho (Gera):

“Durante o processo de seleção, que durou um ano, tivemos a oportunidade de discutir detalhes estratégicos em um momento em que geralmente você só se atém aos detalhes da operação. Saímos dele fortalecidos.

Não foi necessária uma imensa sofisticação de elementos. Os valores que a Endeavor sintetiza sempre foram os nossos: trabalho duro, métricas, honestidade, ousadia. Mas, se antes havia um grau de insegurança, o passo passou a ser mais assertivo.

A situação do líder pode ser um pouco solitária… As coisas mudam quando alguém olha e diz que faria exatamente a mesma coisa.  Para mim, o maior benefício é o psicológico: é alguém olhar para tudo o que você já passou e concordar que você pode mais.”

Alphonse Voigt (Ebanx):

“Para chegar lá, tivemos de fazer uma lição de casa muito bem feita. E o mercado reconhece isso, sabe que fazer parte da Endeavor não é tarefa fácil. Acaba nos outorgando um reconhecimento de seriedade e competência.

A sinergia, a alegria e o resultado são ótimos quando a área de serviço ao empreendedor mergulha de cabeça num processo em que a empresa está necessitada, tornando-se mais um no time. Boas mentes chegaram a nós através da Endeavor!

O elo é forte. Falamos com alegria que somos Endeavor. Somos divulgadores da palavra e da ideia de empreender, e a Endeavor sempre está neste contexto. Sentimos que fazemos parte de um movimento que está ajudando a transformar o Brasil.”

 

 

Saiba mais sobre o processo de seleção

Conheça os Empreendedores Endeavor no Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: