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A Importância do Canal de Denúncia

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Entenda porque esta ferramenta é um instrumento imprescindível para Gestão de Riscos Corporativos.

“Desvios na manutenção de equipamento industrial gera prejuízos superiores a US$ 1 milhão…”

“Motorista e ajudante furtam R$50 mil em produtos em um único dia…”

“Funcionário persegue e assedia sexualmente colaboradora terceirizada…”

“Conluio entre comprador e fornecedor leva a superfaturamento de 150% na aquisição de materiais…”

As manchetes acima não foram extraídas de jornais ou revistas semanais. Elas retratam situações registradas em canais de denúncia corporativos, e que podem estar desenvolvendo-se neste momento em sua organização.

Estatísticas*1 indicam que 55% dos colaboradores chegam todos os dias ao trabalho pré-dispostos a aproveitar-se de qualquer oportunidade para obtenção de benefícios próprios. O resultado deste padrão de comportamento emerge no dia-a-dia corporativo sob a forma de descumprimentos de políticas e procedimentos, fraudes diversas, desvios de conduta ética e outras situações que deterioram o ambiente e o desempenho das organizações.

Diversas iniciativas são direcionadas para combater este cenário, mas poucas proporcionam tanto retorno como o estabelecimento de um canal de denúncias. Segundo a ACFE*2, os canais são responsáveis pela identificação de 40% dos casos de fraudes e desvios de comportamento, reduzindo em 59% o impacto financeiro das ocorrências, que são identificadas em média 7 meses antes do que acontece em organizações onde não há um canal de denúncias.

Em seu formato ótimo, os canais são operados por empresas especializadas, que ao proporcionarem a garantia de anonimato e isenção no recebimento e direcionamento das denúncias, incrementam em 39%*2 o número de denúncias recebidas frente aos canais operados internamente pelas organizações.

Outros atributos são importantes para um canal de denúncias efetivo:

· Divulgação transparente e periódica do canal, conscientizando e orientando sua utilização

· Acesso fácil, sem custos (ex.: 0800, website) e um processo simples para registro das denúncias

· Capacidade de interação anônima entre o denunciante e a organização

· Políticas e padrões de segurança de informação alinhados às melhores práticas de mercado

· Operação conduzida por especialistas, dedicados e capacitados em técnicas de entrevista e análise de conteúdo dos relatos

· Foco em gestão de riscos e inteligência para priorização das denúncias e condução de averiguações

· Formalização de responsabilidades e níveis de autonomia para o tratamento das denúncias

· Ação efetiva sobre as denúncias recebidas, exercendo ativamente o balanço de consequências na organização

· Emprego de indicadores gerenciais para acompanhamento da operação e direcionamento de ações preventivas/estruturais na organização

· Gestão das denúncias realizada em sistema específico (“case management”)

Embora seja um instrumento fundamental para GRC, o canal de denúncias não elimina a necessidade e relevância de outras iniciativas de gestão de riscos e de fortalecimento da cultura ética nas organizações.

A utilização de mecanismos de controle ativos e contínuos, como o monitoramento de transações nos sistemas da organização, e o monitoramento de e-mails corporativos, são abordagens proativas, que aliam tecnologia e gestão de riscos, de forma inteligente e eficiente. Mas este é um tema para um próximo post.

Este artigo foi desenvolvido em conjunto com Cassiano Machado, executivo sênior da ICTS Global, responsável pela unidade de negócio TS (Trusted Services)

1 – TESE de MESTRADO SOBRE FRAUDESNO AMBIENTE CORPORATIVO de RENATO ALMEIDA SANTOS

2 – ACFE – Association of Certified Fraud Examiners: 2010 Global Fraud Study – Report to the Nations on occupational fraud and abuse (www.acfe.com)

Marcelo Forma é sócio-diretor da ICTS Protiviti , empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos de negócios.

Leia também:
3 etapas para uma Gestão de Riscos efetiva
Conhecendo e Mitigando seus Riscos
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, ICTS, Sócio-diretor

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Administração de Empresas pela EAESP- FGV. Sócio-Diretor da ICTS, empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos de negócios, com atuação em âmbito nacional e internacional. Responsável pela área de Gestão de Talentos e também atua diretamente em desenvolvimento de negócios. É referência nas áreas de prevenção de perdas, riscos operacionais, ética corporativa e programas de compliance.

 

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