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A Experiência Te Leva Mais Longe

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Parte da série: Regras Para se Tornar um Empreendedor de Alto Impacto

O texto abaixo é baseado em um estudo realizado pelo Endeavor’s Center for High-Impact Entrepreneurship (C-HIE) sobre estratégias chave para o sucesso das startups. O estudo é baseado em entrevistas com 55 Empreendedores de Alto Impacto de 11 países.

Alguns dos empreendedores mais icônicos do mundo acharam seu negócio na garagem da casa dos pais. O sucesso deles sempre levanta a questão: como jovens empreendedores com pouca experiência de negócio conseguem criar empresas gigantes? É porque um pouco de experiência já vale muito no caminho rumo ao alto impacto. Empreendedores sempre precisam de experiência prévia, mas não muita a ponto que os faça evitar riscos e ser flexíveis.

Michael Dell/Site OficialMichael Dell é o caso perfeito para estudar a regra de “um pouco de experiência já vale muito em seu caminho”. Dell é próximo da Endeavor há tempos, e sua mítica organização de computadores uma das principais parceiras da rede.

“Quando tinha 16 anos, minhas perspectivas de negócio cresceram quando comecei a dirigir. Isso aumentou o leque de oportunidades de emprego significativamente. Consegui um trabalho em um jornal local em Houston. Eu vendia assinaturas. E o engraçado é que eu supostamente tinha que fazer isso pelo telefone. Mas observei que as pessoas que estavam assinando jornal geralmente tinham duas características em comum. Ou elas estavam mudando de casa, ou estavam se casando. E você pode descobrir muito sobre pessoas que estão se mudando, pois estão fazendo uma hipoteca e essa informação é bastante acessível. E, no estado do Texas, quando você se casa, você tem que criar um contrato de casamento, colocando seu endereço onde você quer que o contrato seja enviado. Então eu criei uma campanha direta de cartas para mandar uma oferta de assinatura do jornal para todas as pessoas em 16 condados na região de Travis, onde fica Houston. E deu muito certo, muito mesmo, além de ser muito divertido. Foi como um estágio embrionário em marketing direto.

Se você não tem muito a perder, falhar não é grande coisa. Quando eu comecei a companhia, não tinha muita gente prestando muito a atenção no que eu estava fazendo. Tem que aprender errando, aprender fazendo” – Michael Dell na Universidade do Texas, Austin (novembro de 2009)

Michael com certeza aprendeu de seus erros como jovem empreendedor. Hoje, a Dell é uma empresa que consta na relação da Fortune das 50 mais admiradas do mundo, com 60 bilhões de dólares de receita anual.

Um estudo do Endeavor’s Center for High-Impact Entrepreneurship confirma que “um pouco de experiência te leva mais longe”:

78% dos mais impactantes empreendedores entrevistados – aqueles cujas empresas cresceram uma média de 20% ou mais nos últimos três anos – começaram seus negócios antes dos 31 anos. Além disso, os melhores empreendedores já tinham experiência com negócios próprios. 58% tinham empreitado e 96% alguma experiência na área, seja na família ou na escola, mesmo sem, de fato, terem iniciado um negócio.

Empreendedores Endeavor também confirmam que “um pouco de experiência te leva mais longe”:

O passado de Wences Casares, criador do Lemon.com, é parecido com o de Michael Dell. Wences também se lançou ao empreendedorismo ainda jovem, criando um diretório de lista telefônica na Patagonia, Argentina, que rendeu 80 mil dólares quando ele ainda era adolescente. Quando tinha apenas 20 anos, tirou um semestre de férias do colégio, emprestou 75 mil dólares de amigos e começou o primeiro provedor de internet de seu país. Sua terceira empreitada (quando foi selecionado pela Endeavor), o Patagon.com, veio três anos depois, em 1997, com 23 anos. Neste ponto de sua carreira, Wences já tinha se provado e tinha aprendido muito sobre startups e como ser um empreendedor serial, aquele que já sentiu o gosto do sucesso e uma pitada de decepção na carreira. Mas ainda era um jovem que aceitava correr grandes riscos e ser flexível. O Patagon.com, um corretor da bolsa online, virou o primeiro destino online para finanças na América Latina e Espanha. Em 2000, Wences vendeu a parte majoritária da empresa para o Banco Santander por 585 milhões de dólares.

Depois, o argentino passou a procurar ainda mais riscos de uma forma diferente e se dedicar como mentor de muitos Empreendedores Endeavor.

 

Originalmente publicado no Endeavor Global Entrepreneurship Blog.

 

 

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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