Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

A excelência no atendimento

LoadingFavorito

Como alcançar a excelência nos serviços e levá-la para os outros setores da vida?

Quantas vezes você já entrou em uma loja e, mesmo tendo encontrado o produto que queria, acabou desistindo pelo mau atendimento? Ou o contrário: não estava precisando ou querendo algo específico, mas, graças à simpatia com que foi atendido, acabou levando um produto?

Ao ir ao restaurante ou à cafeteria, prestamos atenção em vários detalhes: se o local é agradável, se atendem com cordialidade, alegria, se o que servem está com uma boa aparência e apresentação. Com isso, fica uma pergunta: será que quando você está do outro lado, não como cliente, mas como atendente, prestador de serviço, avalia da mesma forma? Coloca-se no lugar dos seus clientes?

Quando recebemos um e-mail importante, será que respondemos com a qualidade e velocidade que esperam? Será que, ao ir a uma reunião, você se prepara antes, levanta os fatos e dados, identifica ações e alternativas, para deixá-la mais produtiva e interessante ou está apenas de corpo presente?

Isso mostra que a excelência no atendimento está presente em todos os lugares e momentos. De alguma forma, seremos sempre avaliados, ainda que inconscientemente.

Em geral, retornamos àquela loja, restaurante ou hotel quando percebemos que as nossas expectativas e necessidades foram atendidas. Mas será que você gosta de retornar para as reuniões e apresentações?

O melhor efeito é quando somos indicados, referenciados, gerando a expansão da organização e a revisitação ou recorrência pela fidelização. Neste sentido, imagine ser indicado e referenciado para novos desafios na sua empresa, para novos cargos, por exemplo, será que este é o efeito da excelência do seu atendimento?

O que você está fazendo neste momento para aumentar o seu grau de excelência? Como você poderia deixar uma reunião mais produtiva? Como fazer com que as pessoas que você lidera fiquem ansiosas por receber os resultados do mês, da quinzena e quem sabe até do dia?

Por onde começar para que isso aconteça? Diante de diversas linhas de raciocínio, compartilho a seguir uma das que mais utilizo:

· Pergunte para o seu cliente de que forma ele gostaria que o produto ou serviço fosse entregue. Com isso, entenderá suas reais necessidades e expectativas. Exemplos: Você entrega a venda de um sapato ou conforto para os pés? Você vende estadia ou uma noite de sono tranquilo? Revende um produto ou realiza um sonho? Apresenta gráficos ou aumenta a confiança e a credibilidade dos seus gestores?

· Transforme a resposta do cliente em metas a serem alcançadas e modifique o processo para atendê-lo.

· Avalie se as necessidades foram alcançadas e percebidas. Cada um tem uma forma de medir a excelência na entrega, qual é a sua?

· A essência do seu negócio, área, processo, departamento está transcrita nas atitudes do dia-a-dia? De que forma? Conseguiria medir essa presença?

· Qual é a sua atitude quando necessita corrigir a rota para alcançar uma meta ou um objetivo? Ela condiz com o que você se propôs enquanto empreendedor ou gestor?

Lembro ter participado de uma reunião de resultados na qual uma pessoa expôs: “A minha parte foi feita!” Neste momento, relatei a ela: “Quando fechamos um novo contrato, a passagem para a área de operações deve ser como nas Olimpíadas: se passar o bastão de forma incorreta, o próximo corredor deverá performar muito acima do esperado, para suprir esta falha e alcançar o resultado”.

Portanto, quando falamos em excelência no atendimento, penso que se, a cada instante, praticarmos a passagem correta de bastão entre processos, áreas e colegas, grande parte das necessidades e expectativas do cotidiano será alcançada com mais facilidade. O que você pode fazer de agora em diante para levar excelência ao seu dia-a-dia?

 

Eduardo Bezerra é CEO da Exection, e conta com mais de 15 anos de experiência em conusultoria em gestão empresarial.

 

Leia mais:
Jamais desista de seu propósito
Criando processos mais previsíveis
Os números falam. Como ouvi-los?
Executar é questão de sobrevivência!
Como envolver a equipe na Definição de Metas
Base de dados é a base de tudo

 

 

 

, Exection, CEO

Eduardo conta com mais de 15 anos de experiência em consultoria em gestão empresarial focada na busca por resultados perenes e execução dos projetos junto com os empreendedores e gestores, desde a Estruturação Organizacional até a Modelagem dos Processos que sustentam a estratégia. Sua experiência inclui ainda cargos de liderança em projetos em empresas de consultorias consagradas como INDG e TOTVS, é parceiro da Endeavor desde 2004. Ao longo de sua carreira atuou nos segmentos: manufatura, energia, bancos, saúde, logística, tecnologia, comunicação e mídia, entretenimento, luxo, educação, transporte aéreo, turismo e automotivo. Atualmente, é CEO da consultoria Exection - Executive In Action.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: