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A essência de uma franquia de sucesso

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Antes de aderir ao sistema de franquias, conheça 5 pilares que contêm os conceitos mais relevantes dessa modalidade de negócio.

Nos últimos anos, muito se tem comentado sobre franquias e seu impressionante crescimento, maior que dois dígitos anuais, levando uma imagem para o mercado de que franquia é uma garantia de sucesso, tanto para a franqueadora (detentora da marca e do método de produção/serviço) quanto para o franqueado (terceiro independente que investe na aquisição do negócio franqueado e que vai operá-lo no dia a dia).

Esta imagem de sucesso garantido não deve ser levada para frente, pois, embora as taxas de sucesso dos negócios em franquias sejam amplamente superiores as dos negócios independentes, cuja taxa de mortalidade no Brasil é elevada (apesar da queda nos últimos anos), existe mortalidade também em franquias.

A franquia tem alguns pilares de sucesso que precisam ser entendidos e respeitados, de maneira geral e independentemente do tipo de negócio formatado, e que trazem, na sua definição, conceitos relevantes para qualquer empreendedor que pretenda aderir ao sistema. Não esquecendo, porém, que o sistema envolve outros fatores mais complexos, que serão detalhados nos próximos artigos.

 “É uma estratégia de expansão dos negócios que envolve a transferência de know-how e métodos de se fazer as coisas entre duas partes, a Franqueadora e o Franqueado, que constroem uma relação de longo prazo visando resultados sustentáveis e duradouros, além de se desenvolverem constantemente na busca de maior participação  de mercado, de forma rentável e dentro de modelos de negócios em que o planejamento e a gestão estratégica são fundamentais para a consecução dos resultados esperados.” (fonte: Livro Gestão Estratégica do Franchising, Editora DVS, 2011).

Os principais pilares de um negócio em franquias são:

· Modelo de negócio: definição clara do que está sendo franqueado e suas expectativas financeiras de viabilidade, modelo de receitas e gastos para ambas as partes, a visão de longo prazo da empresa no que se refere ao formato e adequação aos princípios legais do sistema de franquias.

· Padronização de processos e operação: se a franquia tem a “replicabilidade” como sua base, os processos de negócios precisam estar devidamente estruturados pela franqueadora para permitir maior acesso ao conteúdo pelos franqueados. Tem-se discutido muito sobre a padronização e as constantes mudanças nos negócios exigidas pelo mercado e também sobre a necessidade de transferência desse know how ao invés somente de sua estruturação.

· Potencial de expansão do negócio: é a definição de cálculos e estimativas sobre quantas unidades e em que locais cabem as franquias, seu poder de atratividade dos investidores e o potencial de mercado (capilaridade).

· Perfil do franqueado: é importante que haja clareza sobre qual é o melhor perfil e requisitos, para que os candidatos possam estar mais alinhados, e também para que a busca seja mais efetiva e seletiva, proporcionando maiores chances de sucesso do negócio.

· Definição do papel das partes: ainda há muita confusão sobre quem faz o quê em uma relação de franquias e nesse estágio é importante deixar claro que desenvolver o negócio e pensar no horizonte de médio e longo prazo são responsabilidades do franqueador. Por outro lado, agir no curto prazo e no local.

 

Adir Ribeiro é presidente e fundador da Praxis Business.

, Praxis Business, Presidente
Presidente e fundador da Praxis Business. É Administrador de empresas, Pós-graduado em Marketing com especialização em Varejo (FGV-SP) e Executive MBA in Franchising. Atua há 19 anos em Franchising, Varejo e Canais de Vendas como Franqueador, Franqueado, Consultor. É um Palestrante especializado em Varejo e Franchising e co-autor dos livros: Gestão Estratégica do Franchising – Como construir redes de franquias de sucesso e Franchising – Uma Estratégia para a Expansão de Negócios.
É Diretor Vogal do IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, colaborador do ICF – Instituto CEO do Futuro e Colaborador do MBA 60 segundos. É mentor da Endeavor. Colunista no Portal Endeavor e na ExamePME.com. Atua como membro do Conselho de Administração de Empresas Nacionais. E é professor de grandes Escolas de Negócios no Brasil: ABF, FGV, FAAP, FIA, Provar, Ibmec, Sebrae e Trevisan.

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