Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

8 dicas para abrir seu primeiro negócio

LoadingFavorito
8 dicas para abrir seu primeiro negócio

Alguns fatores para chegar ao sucesso escapam ao controle do empreendedor, mas entregar uma boa lição de casa ajuda a criar as condições ideais para recebê-lo.

Embora o índice de mortalidade das empresas nascentes esteja caindo no Brasil, boa parte das microempresas não consegue superar os primeiros anos de vida. Entre os motivos, estão a falta de planejamento e de experiência, pouco capital para investir e má gestão. Confira 8 pontos que merecem a atenção dos novos empreendedores antes de abrir o primeiro negócio:

1. Aposte na experiência

Se o empreendedor não tem experiência na área em que deseja iniciar uma empresa, uma boa dica é procurar um sócio, funcionário ou até mesmo uma consultoria que já tenha certa experiência no ramo em questão.

2. Adquira capacitação e conhecimento

A busca pelo conhecimento sobre a área em que se quer atuar é fundamental. Cursos de capacitação são importantes para entender melhor os problemas cotidianos, desenvolver a capacidade de identificá-los e solucioná-los de maneira rápida, eficaz e mais econômica possível.

3. Elabore um plano de negócios

Começar uma empresa sem um bom plano de negócios é o primeiro passo para o fracasso. Defina a estrutura operacional da empresa, crie um plano financeiro detalhado com o total do investimento, capital de giro, custos e previsão de rentabilidade da empresa no 1º, 2º e 3º ano. É aconselhável também criar um plano de marketing para identificar o público-alvo, mercado e estratégias de venda.

4. Gere valor para o cliente

Para se destacar em um mercado com tantos concorrentes é preciso levar em conta a importância de ter um diferencial e gerar valor para o cliente. Responder a perguntas do tipo: “Como mostrar que a minha empresa existe? Por que o cliente me daria a preferência? Qual é o meu diferencial?” ajudam a identificar e implementar novas estratégias.

5. Faça investimentos assertivos

Geralmente o empresário possui o capital necessário para o investimento, mas não consegue identificar de forma correta onde deve investir o dinheiro. Áreas como marketing, capacitação de funcionários e estruturais devem ser priorizadas, pois estão ligadas diretamente ao cliente e ao funcionamento da empresa.

6. Mantenha capital de giro suficiente

Antes de iniciar as atividades, tenha em mãos pelo menos o montante suficiente para manter as despesas gerais da empresa por um ano. Os primeiros meses são de adaptação ao mercado e não geram grande entrada de dinheiro no caixa, o que pode não ser o suficiente para pagar despesas essenciais da empresa.

7. Separe as finanças pessoais das finanças da empresa

Uma dica é estipular um salário para o proprietário, que deverá ser retirado juntamente como o pagamento dos funcionários. Evitar retirar dinheiro fora das datas pré-fixadas para o pagamento e manter bem estruturado o controle financeiro da empresa também são tarefas importantes.

8. Controle a ansiedade

A ansiedade pode causar grande frustação antes mesmo que clientes importantes tenham conhecimento de que sua empresa existe. Inúmeros fatores podem atrasar o reconhecimento da empresa, por isso os esforços devem ser direcionados corretamente, na busca por conhecimento e capacitação, vontade de trabalhar e incentivos para inovar.

Vinicius Roveda é CEO da ContaAzul.

 

, ContaAzul, CEO
Vinicius Roveda atua há 14 anos no mercado de tecnologia e internet. Seu primeiro empreendimento foi a Informant, empresa de software especializada em pesquisa e desenvolvimento com foco na criação de produtos. Atualmente, é CEO da ContaAzul, maior fornecedora de software de gestão online para MPEs em todo o Brasil. Possui MBA em Gestão Empresarial, especialização em Gestão de Produtos e formação em Ciências da Computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Deixe seu comentário

4 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. maximinia neves oliveira - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    muito aproveitador as dicas

  2. Elionê coelho da silva - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    olá, estou pensando em abrir um negócio na aréa de beleza, expecificadamente um salão você teria uma dicas para me passar ?

  3. Glauber Lima Rocha - says:

    3 curtidas
     
    Curtir

    Boa tarde , Qro abrir uma farmácia, já tenho o ponto, e tem ótima localização em frente a um hospital, gostaria de algumas dicas para eu ñ errar, TIpo : Questão de Fornecedores Valores mínimos para Primeira compra?

  4. maria elizabeth soares andrade - says:

    4 curtidas
     
    Curtir

    tenho uma firma aberta como impreededor individual mas no momento não está em dias foi aberta como artesanatos mas gostaria de montar uma lojinha de aviamentos qual o primeiro passo para começar a mexer . trabalho com artesanatos tambem mas quero por junto aviamentos principalmente materiais pra artesanatos mas estou perdida não sei como começar .pode me ajudar por favor .desde já fico grata

Parceiros
Criação e desenvolvimento: