facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

5 hábitos para manter o espírito de startup – sem parar de crescer

LoadingFavorito
startup

A mudança é algo contínuo em uma startup. Porém, para crescer com consistência, cabe ao empreendedor decidir quais são as práticas que não mudam de jeito nenhum – não importa o tamanho que a sua empresa tenha.

Começar um negócio, muitas vezes, é o passo mais fácil de ser dado. Muitos se encantam com a ideia, considerando a estabilidade e a segurança que a vida de um funcionário oferece. Ledo engano. O mundo do empreendedorismo trata de tudo, menos de segurança e estabilidade. Lançar-se ao mundo do “meu próprio negócio” é enfrentar muitos monstros. É enfrentar-se. Olhar no espelho e ter autoconsciência de que é preciso muito mais que um sonho. É, no mínimo, ter muita resiliência e perseverança.

No meu caso, a veia empreendedora é genética. Venho de uma família de self-made men e women. Meu pai começou como engraxate. Foi longe. E continua indo. Dentre as lições que aprendi em casa, e no mundo dos negócios, seleciono 5 dicas para que sua empresa nunca perca o espírito livre e leve de uma startup, mesmo quando começar a alçar – os tão sonhados – voos mais altos.

1. Descubra o seu talento. Mas seja bom em várias áreas

Quando começar, você deve perceber que tem talentos, competências e habilidades ainda muito cruas. Para um empreendedor, considero fundamental ter um talento em uma área específica, mas acredito ser de grande importância que o mesmo conheça outras áreas e tenha capacidade de executar e organizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Estou convencido de que empreendedores de sucesso têm uma elevada capacidade de multiprocessamento, pois precisam liderar assuntos organizacionais e de mercado, como montar um time de alta performance e processos bem desenhados, definir qual a melhor estratégia para atrair clientes, além de tratar questões como receita, custos, impostos, empréstimos, investimentos etc.

Mas você naturalmente não vai conseguir fazer tudo sozinho.

2. Associe-se a pessoas tão talentosas quanto seu negócio merece

É nessa hora que uma sociedade possibilita uma melhor divisão de tarefas e comando dos processos diários. Não tente dar conta de tudo. Você não dará. E o custo será alto.

Existe, no entanto, um aspecto fundamental para o sucesso de uma sociedade: a complementaridade de qualidades e pontos fortes de cada um dos sócios. Mais importante ainda, os sócios precisam ter valores e princípios de vida parecidos.

Você e seus sócios precisarão sonhar juntos. Mas o espírito de equipe morre na praia se não puderem realizar o negócio juntos.

3. Olhe em volta e saia da concha

Não é só a sociedade que será importante para a maturação e crescimento da sua empresa. Você precisará, de fato, respirar outros ares.
Essa foi para mim uma grande lição: em qualquer situação de nossas vidas, seja de trabalho ou pessoal, é fundamental conhecer pessoas. Pessoas que ajudaremos e que também poderão ser nossos aliados quando for necessário.

Mas isso precisa ser natural. Relações de cunho interesseiro são logo percebidas e desmanteladas. Cuidado com esse jogo. Ele nunca vale a pena. Por isso, crie uma rede verdadeira. Tenha um hobby. Interesse-se legitimamente pelas pessoas. Faça mais amigos e aprenda com todos eles.

Mas não entre em uma zona de conforto de só expandir suas relações com pessoas com quem tenha afinidade. A maior riqueza será aproximar-se daqueles que, num primeiro olhar, pouco têm a ver com você. Seja diverso e, novamente, aprenda com diferentes pontos de vista.

4. Não espere ter certeza para agir

Errar faz parte. E como! Empreender é a arte de encarar o novo, o desconhecido. Por isso, será muito difícil ter sucesso com uma atitude extremamente conservadora, na qual se busca 100% de certeza para se tomar uma decisão.

É claro que pesquisa, números e informações sobre mercados são fundamentais para se montar um plano de negócios com uma chance maior de sucesso, mas o empreendedor precisa ter intuição, paixão e – uma grande dose – de coragem para alcançar os objetivos sonhados.

Infelizmente, por aqui, o fracasso é muito malvisto. Em outros países com altos índices de empreendedorismo como Estados Unidos, Israel e Reino Unido, o fracasso é visto com ótimos olhos, pois certamente irá preparar melhor aquele empreendedor para seu próximo negócio. Não tenha medo de fracassar se estiver convicto de que aquela é a melhor tentativa para o êxito!

Uma vez, li que o que tem que ser punido não é o erro e sim a negligência. Isso serve como uma luva para o mundo do empreendedorismo.

5– Seja honesto. E não abra mão disso.

Meu pai sempre repetiu um ditado que diz: “Seu passado é seu futuro”. Ou seja, falta de ética e comportamentos duvidosos serão lembrados e terão grande impacto nas suas chances de sucesso. E isso é igualmente poderoso quando se tem um passado positivo, de alianças, de transparência e de confiança. Quando você errar, sua reputação perdurará. Cuide dela todos os dias. Ela vai te impulsionar novamente.

Olhe para dentro. Não abra mão de suas verdades. Compartilhe seus sonhos. Crie sua rede. E bons negócios.

Quer ver como essas dicas se aplicam na prática? Você é meu convidado para o lançamento do livro Jovens Empreendedores no dia 27 de janeiro de 2017, em Florianópolis. Nele, eu, Felipe Almeida, cofundador da ZUP, Rafael Cosentino, presidente do Lide Futuro; e Ricardo Politi, cofundador do Broota Brasil, vamos apresentar o livro que conta a trajetória de 23 empreendedores brasileiros. Inscreva-se nesse link. E até lá!

, ZUP, Empreendedor
Felipe Almeida é Empreendedor Endeavor, sócio da ZUP e sócio da Akuellmix.

Deixe seu comentário

2 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Gustavo Woltmann - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Continuar crescendo e manter o pensamento “fresh” creio que é um dos maiores desafios de uma startup,

  2. ramesh rams - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    become master in data science online training course
    which also helps you in modelling techniques in big data analytics.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: