facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

4 Ps: as bases seguras para a marca sólida que você quer construir

LoadingFavorito
4 Ps: as bases seguras para a marca sólida que você quer construir

Não dá para definir a estratégia de marketing da sua empresa sem conhecer a fundo os 4 Ps dela. Por isso preparamos este artigo, que também traz links de conteúdos relevantes sobre cada um destes elementos.

Se você está iniciando um empreendimento, já deve ter ouvido por aí que, para ele deslanchar, um bom planejamento de marketing é tudo. Que é por meio do marketing que você conseguirá alcançar os objetivos traçados e as metas definidas para as vendas. Pois bem, é isso mesmo: sem um conjunto consistente de técnicas e métodos mercadológicos, você não conseguirá ir muito longe. E agora vamos falar sobre os elementos básicos que devem compor qualquer estratégia de marketing: os 4 Ps.

Quais são os 4 Ps?

Trata-se de Produto, Preço, Praça e Promoção, também conhecidos como marketing mix. Como deve dar para supor, cada um destes 4 Ps corresponde a definições fundamentais que você deve fazer para atingir um determinado público-alvo.

O pensamento não é difícil: imagine que seu negócio seja como uma receita culinária de, digamos, um bolo. Para fazê-lo, você precisará de vários ingredientes; e, se errar nas medidas, o bolo pode sair um fracasso, certo? O pensamento por trás dos 4 Ps é muito semelhante. O produto ou serviço que você vai oferecer a seus clientes pode mudar completamente dependendo de quanta atenção você dá a praça, ou de quanta atenção deixa de dar a preço, por exemplo.

E para te ajudar a entender um pouco melhor deste processo, agora vamos falar sobre cada um dos ingredientes dos 4 Ps. Abaixo, você encontra definições e dicas culinárias, ou melhor, de conteúdos do portal Endeavor que podem te ajudar a preparar melhor suas receitas:

Produto

Como você deve saber, o produto corresponde à oferta. Pode ser tanto um produto propriamente dito como um serviço; ou seja, algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo dos consumidores.

No caso dos 4 Ps, o produto diz respeito a todas as características que terá aquilo que sua empresa vai oferecer ao mercado. Tamanhos, cores e outras qualidades físicas, se for um produto, e funcionalidades e demais especificidades, no caso do serviço.

Trata-se, é evidente, do núcleo de qualquer negócio. Por isso, sempre trazemos conteúdos relevantes sobre produtos, como:

Este artigo sobre produtos que podem revolucionar um mercado.

Esta ferramenta de matriz BCG para você descobrir quais são os seus produtos mais rentáveis.

Este artigo, em que o especialista Steve Blank reflete sobre os MVPs, ou Produtos Minimamente Viáveis, que podem ser protótipos muito eficientes do produto que você quer lançar.

Ou este texto, que conta como você pode melhorar um produto mesmo que ele já esteja no mercado.

Preço

Trata-se, claro, do volume de dinheiro cobrado pelo produto ou serviço que você oferta ao mercado. Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente; e neste quesito, o produto pode pertencer a várias categorias, que vão desde as mais baratas até as de luxo, ou premium. O preço pode ser cobrado uma só vez, ou por parcelas periódicas – geralmente mensais. Trata-se do único componente dos 4 Ps que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.

A estratégia de definição de preços é parte fundamental dos 4 Ps, e para sua gestão. Ao elaborá-la, é importante que você observe os seguintes pontos: ele deve ser suficientemente alto para proporcionar lucro, porém não pode ser tão alto de modo a desestimular a compra. Em suma, o ideal é que seja atrativo para clientes, sem pesar em suas receitas.

Sobre este ponto, temos alguns conteúdos muito úteis para te auxiliar:

Este artigo do autor Seth Godin, que discute a tirania dos preços baixos, e como essa estratégia pode ser nociva para seus negócios.

Este texto, em que o CEO do ContaAzul fala sobre como estabelecer o preço certo de um produto ou serviço.

Aqui, o empreendedor Endeavor André Rezende dá dicas para você se proteger da cruel guerra de preços.

Praça

Assim são chamados os pontos de venda, ou PDVs, para o pessoal que é mais familiarizado. É onde o produto ou serviço será disponibilizado, e onde se realizam as trocas entre quem os produz (você) e os consumidores. O conjunto dos 4 Ps, envolve sobretudo a logística e a distribuição, que tornam o produto acessível aos consumidores. 

Daí dá para concluir que este P tem um papel importantíssimo no mix. Afinal, é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso à oferta do produto. E nada pode ser mais perigoso para uma marca do que um consumidor que, interessa pela oferta dela, vai até o ponto de venda e não a encontra.

Alguns conteúdos muito bacanas do portal Endeavor podem te ajudar a cuidar melhor da questão da logística e da distribuição que se relacionam à Praça:

Este artigo, em que o coach executivo Pauli Lali discute como simplificar a logística pode trazer resultados melhores para sua gestão.

Aqui, falamos sobre como a logística reversa pode te auxiliar a reduzir custos e atender melhor seu público.

Este link traz novamente o empreendedor Endeavor André Rezende, desta vez falando sobre como escolher melhor os canais de distribuição para seus produtos.

Promoção

Este componente dos 4 Ps se refere ao conjunto de estatégias de divulgação utilizadas. É o composto de ferramentas que vai comunicar os diferenciais da sua oferta ao seu público de interesse. E tais ferramentas são a propaganda, as ações promocionais de vendas, as relações públicas, o marketing direto, o marketing digital etc.

Trata-se da concretização do planejamento de marketing, que se dará com campanhas publicitárias e esforços de comunicação por meio dos quais sua empresa vai buscar os resultados definidos neste plano.

Aqui, no portal Endeavor, você encontra inúmeros conteúdos relevantes sobre tudo o que envolve este P:

Primeiro, um texto com dicas fundamentais para você montar seu plano de comunicação.

Agora, este texto com o beabá de uma das ferramentas que, embora bastante utilizada, ainda é uma das mais eficazes: o marketing direto.

E este curso online sobre marketing digital, onde você pode aprender como utilizar melhor a internet para a divulgação da sua marca.

Enfim, dá para entender porque conhecer bem os 4 Ps da sua empresa é importante, não? Esperamos que o conteúdo tenha ajudado, e que você consiga aprimorar cada vez mais seus esforços de marketing.

Onde posso me informar mais?

Esta ferramenta te ajuda a elaborar o planejamento de vendas e de marketing.

E este artigo traz dez ferramentas de marketing online para você reinventar seu negócio na internet.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: