facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

3 passos para conquistar usuários

LoadingFavorito

Converse, recrute, encante. Segundo Paul Graham, fundador do YCombinator, essas 3 atividades básicas são fundamentais para atrair usuários no início da sua startup. E você pode colocá-las em prática ainda hoje.

Desta vez, vamos um pouquinho mais longe.  Neste artigo, ouso recomendar que, no início, o empreendedor reserve seus esforços para 3 atividades simples, que não escalam, assim como sugere o Paul Graham, fundador do YCombinator:

1 – Converse cara a cara com o usuário

Isso mesmo. Pessoalmente. Olhando nos olhos de seus usuários e assistindo suas pupilas dilatarem. Sentindo o timbre de suas palavras. No início, dados qualitativos, seja um feedback, uma ideia, uma crítica ou um desejo de um usuário, são muito mais importantes que dados frios, números estatísticos. Enquanto o produto ainda está sendo moldando, conhecer a fundo o usuário pode fazer toda a diferença. Lembrando que usuários são aqueles que pertencem ao seu segmento chave de clientes. Ou, em linguagem popular, aqueles que vão abrir a carteira para te pagar, quando você começar a cobrar. Mães, namorados, amigos e mentores não se enquadram nesta categoria. Nenhum deles está emocionalmente preparado para te dar um feedback sincero.

2 – Recrute pessoalmente seus usuários

Um a um? Isso mesmo! Saia na rua para recrutar usuários um a um. Para chegar a 1 milhão de usuários, a startup precisa primeiro passar pela marca dos 100 mil e, antes disso, pela marca dos 100 usuários. Sem começar, não há como crescer. Logo, dê o primeiro passo você mesmo! Mas, você certamente chegará a conclusão de que esta prática é impossível de escalar. Exatamente. Mas, tem que ser feita. E o quanto antes. (Vale lembrar que existe um negócio lindo chamado de crescimento exponencial, ou seja, nunca é cedo para começar a recrutar).

Para ilustrar, o Paul Graham conta a história dos irmãos que fundaram uma startup chamada Stripe, um meio de pagamento super fácil de ser instalado. Reza a lenda que eles perguntavam para pessoas na rua se elas testariam o produto deles e, caso a pessoa aceitasse, eles imediatamente pediam o seu notebook e já instalavam o Stripe na hora. Recrutamento simples, fácil e efetivo.

3 – Encante seus usuários

Responda e-mails, ligue para alguns, mande presentes, surpreenda. Os primeiros usuários são a sua maior propaganda. Eles são a força motriz do crescimento exponencial, os seus evangelistas, divulgadores, defensores e, provavelmente, sua grande fonte de receita. Não deixe de encantá-los nem por um segundo. Saia um pouco da sua rotina corrida e pare para agradecer e surpreender estes que são a sua fonte de crescimento.

No Poup, a gente escreve e-mails para os melhores clientes todos os meses agradecendo por usarem nosso site e perguntando o que mais podemos fazer por eles. E como é possível manter esta prática ao se chegar nos milhões de usuários? Ainda não sei, mas tenho certeza de que o que faço agora me ajudará a chegar lá.

O Paul Graham, que já trabalhou com centenas de empreendedores incríveis no YCombinator, diz  que o sucesso de uma Startup realmente depende de seus fundadores e do que eles estão dispostos a fazer pela empresa. Bom, acho que ele sabe do que está falando, assim, que tal começar hoje a por em prática essas três atividades básicas?

Guga Gorenstein é CEO e co-fundador do poup.com.br, empreendedor apoiado pelo programa Startup Network, da Endeavor Brasil.

, Poup, CEO e co-fundador
Guga Gorenstein é o CEO e co-fundador do poup.com.br, um site que devolve parte do valor pago em compras online, para o comprador. Ele é mentor pro-bono em aceleradoras, workshops e incubadoras e é co-curador do StartupDigest Brasil. Em 2013, foi o credenciado do Brasil para instrutor do Startup Weekend Next, programa do Steve Blank, para rodar o piloto no Brasil. É apoiado pelo programa Startup Network, da Endeavor Brasil. Guga tem experiência em marketing e operações por sua vida passada, como funcionário de multinacionais.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: