facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

2013 já começou na sua empresa?

LoadingFavorito

No Brasil, é muito comum pensar que “o ano só começa depois do Carnaval”. Não caia nessa de deixar tudo para depois.

Um dos mitos mais antigos sobre gestão no Brasil diz que “o ano só começa depois do Carnaval”. É uma espécie de limbo decisório que muitas empresas vivem nesta fase do ano…

Espero que sua empresa não faça parte deste grupo deplorável. Porque, para as empresas de alto desempenho, 2013 já começou faz bastante tempo… E elas estão avançando em alta velocidade para atingir as metas ousadas que já traçaram, cuidando diariamente da execução de seus planos.

Para estas empresas, 2013 começou no último trimestre de 2012, quando ficou claro o resultado que seria obtido dentro do ano e o que deveria ser feito diferente em 2013 para que este resultado chegasse a um novo patamar. Pessoas inadequadas, com desempenho inadequado e baixa aderência aos valores já foram demitidas e novas apostas foram feitas em outras, que já foram integradas, alinhadas e colocadas em ação. Investimentos em processos e sistemas, que engargalavam a capacidade da empresa avançar, já foram aprovados e, neste momento, os projetos estão caminhando resolutamente para o go live.

E elas ainda vão avançar bastante antes do Carnaval! Novas metas já foram contratadas e, enquanto o revezamento de descanso é realizado com parcimônia, as equipes, realinhadas, já estão sendo treinadas e começam a operar da forma nova, aquela que vai desconcertar a concorrência e encantar clientes ao longo do ano.

Mais de Daniel Castello:

Os três processos-chave da execução

Execução transforma estratégia em ação

Sua visão é uma provocação?

Valores: um fator competitivo

Desconstruindo a missão

Como construir a identidade da empresa?

Quando o Carnaval chegar, estas empresas vão surpreender seus clientes com novas ofertas e, quando o primeiro trimestre terminar, seu balanço vai deixar seus investidores seguros de que os resultados do ano serão atingidos – o que dará aos gestores confiança e recursos para acelerar.

Subestimar o início do ano como uma fase de fine tuning da operação e andar devagar é um erro grosseiro. Este é um momento perfeito, nas operações que reduzem o volume transacional, para fazer com grande convicção o que é difícil fazer quando a operação está pegando fogo. É uma janela de oportunidade para preparar o novo, para inovar, para pensar fora da caixa.

Descansar e curtir a família é importante e esta é uma fase em que pessoas que não podem sair da operação ao longo do ano se dedicar a isso. Mas empresas não são pessoas. Empresas não tiram férias. Empresas executam estratégias. E estratégias inteligentes aproveitam o tempo e os recursos da organização da forma mais inteligente possível.

Espero que 2013 esteja sendo um grande ano para você! E que seus objetivos estejam sendo construídos, dia a dia, com grande firmeza e alta velocidade. E que o Carnaval seja só um feriado, uma boa oportunidade para curtir as crianças ou um novo amor. Como qualquer outro feriado.

 

Daniel Castello é consultor em estratégia e gestão de pessoas.

 

 

 

 

, Consultor
Consultor e Palestrante nas áreas de Estratégia e Gestão de Pessoas. Começou sua carreira na área de TI, fundando em 1989 a startup Iris do Brasil, vendida em 1997 para a ADP Systems. Foi Diretor da Gestech Consultoria Empresarial, Diretor Corporativo de RH da Gazeta Mercantil, Diretor de Tecnologia da ADP Brasil e Vice-Presidente Executivo da ABRH Nacional. Como consultor liderou dezenas de projetos de transformação, tendo entre seus clientes: Syngenta, Baxter, GRSA, Gruppo Campari, Grupo Santander, AON Affinity, Banco Daimler-Chrysler, Mapfre Seguros, Grupo Telefónica, Martin-Brower, McLane, Termomecânica, UAB Motors e FIEP. Consultor Associado na Tempo Zero e na Galunion. Consultor Certificado DISC eTalent. Membro do CORHALE, na ABRH Nacional. Conselheiro da ABRH-SP e da Sobratt.

http://danielcastello.com.br

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: