facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

5 Maneiras de Cultivar a Cultura Empreendedora no Brasil (para você começar agora!)

LoadingFavorito
Como Cultivar Cultura Empreendedora no Brasil

Existem várias ações que ajudam a construir um país mais empreendedor com um ambiente de negócios melhor. E elas também estão ao seu alcance!

Você já parou para se perguntar qual é o seu papel na transformação do Brasil?

Não falamos apenas de criar um negócio, contratar funcionários e se preocupar com o fluxo de caixa no final do mês. Empreender vai muito além dos muros da sua empresa. Começa no escritório, na formação de uma equipe empreendedora, atravessa a rua e se transforma em exemplo na vizinhança, expande para a cidade em forma de inspiração e, aos poucos, constrói uma cultura mais empreendedora no Brasil.

Você tem olhado da porta pra fora? Veja algumas maneiras de você começar a semear essa cultura empreendedora, onde estiver e do jeito que puder:

1) Seja o mentor de alguém

Não é preciso atingir o alto da montanha para começar a mentorar alguém. A soma dos seus erros e acertos pode gerar um aprendizado muito valioso para quem ainda está no começo da jornada. Coloque-se à disposição para marcar conversas, bate-papos e cafés com quem também está empreendendo ou ainda está apenas na faculdade. E aproveite esses encontros para provocar, alimentar e instigar o outro a pensar o novo o tempo todo!

2) Conte sua história para mais gente

Todo mundo tem um Day1 – aquele dia em que a ficha cai e você percebe que toda a sua vida te levou até aquele momento. Com a consciência do seu papel no mundo, do que você tem para realizar e de quem quer levar com você, “louco” vai soar como um elogio. Compartilhe sua história com mais gente, nas conversas de bar, nos espaços de networking ou em um post no Medium. Mas lembre-se e contar todas as curvas e percalços que passou, para ninguém acreditar que o sucesso é uma trajetória em linha reta.

3) Troque a reclamação pela ação

Já existe muita gente irrigando as ervas daninhas do pessimismo que dizem que o Brasil não vai para frente. Em vez de adubar essas discussões, cultive conversas mais otimistas e torne-se o exemplo. Encontre as lacunas de conhecimento que te impedem de ser um empreendedor, um gestor ou um líder melhor e busque a capacitação certa para você crescer!

4) Comece com o mais próximo

Antes de tentar mudar o mundo, o que você pode mudar na sua empresa? Forme times mais empreendedores, adeptos a mudanças e inspirados a solucionar um problema dentro ou fora das paredes do escritório. No seu bairro, incentive ações de responsabilidade social, crie parcerias e provoque mudanças. Nas suas redes sociais, compartilhe conteúdos enriquecedores, ligados ao que você acredita, e que podem ajudar outras pessoas a empreender também.

5) Doe para a Endeavor

Há 15 anos, trabalhamos para cultivar um ambiente empreendedor melhor com empreendedores mais qualificados. Se você acredita nesse trabalho, contribua com a sua doação para amplificar nosso impacto em 2016.

CLIQUE AQUI PARA DOAR PARA A ENDEAVOR!

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: