facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

10 coisas que empreendedores que querem crescer precisam ler antes de enfrentar o 2º semestre

LoadingFavorito
10 coisas que empreendedores que querem crescer precisam ler antes de enfrentar o 2º semestre

Confira a seleção de artigos, eventos e recomendações de leitura do time da Endeavor antes do segundo semestre chegar.

A gente sabe. Vida de empreendedor é tão corrida que não dá tempo de checar o Facebook toda hora, abrir todos os e-mails ou acompanhar todas as notícias, em tempo real. Os artigos não lidos acabam se acumulando, o eBook baixado fica na área de trabalho para ser lido assim que sobrar tempo e fica aquela sensação ruim de sempre estar perdendo alguma coisa.

É por isso que a Endeavor criou esse artigo especial, quando o primeiro semestre se aproxima do fim. Uma grande curadoria dos melhores conteúdos do portal, sugestões de leitura, eventos e novidades para você se inspirar, refletir e parar. Rever o que aconteceu no ano e quais são os planos que deseja tirar do papel antes de 2017 chegar ao fim.

Aproveite! E depois, conte para nós o que achou.

Os mais vistos do mês no Portal Endeavor

Day1: 7 conselhos de empreendedores para manter o sonho vivo (e realizá-lo)

“Minha riqueza vem de olhar para trás e saber que eu sonhei alguma coisa, que consegui fazer, e de olhar para frente e saber que esses sonhos que eu tenho não têm limite e que eu não vou parar.”

No palco do Day1, na frente de mais de mil pessoas que lotavam a Sala São Paulo e para as 55 mil que assistiam online, Paola Carosella surpreendeu. Compartilhou sua história de coragem, sem esconder a emoção. Falou com o coração. Dê o play abaixo e assista ao Day1 de Paola Carosella.

Se você perdeu as outras histórias, também pode conferir os vídeos clicando aqui. E se gostou, não se esqueça de compartilhar com seus amigos empreendedores. O Brasil precisa de bons exemplos.

Quanto menos você vê, mais se joga e abraça o risco: como essa empresa transformou o modelo de negócio

“O que que mais fiz naquele ano foi negociar dívida. Muitas vezes eu me questionei: “Será que é isso mesmo?’ Muitas pessoas me falavam para encontrar emprego em uma área comercial e ganhar dinheiro de outra forma. Mas, em nenhum momento eu duvidei. Eu lembrava do brilho nos olhos das pessoas que vestiam minhas roupas e pensava:

Se eu fui capaz um dia de fazer as pessoas felizes por meio da roupa, vou fazer isso de novo.”

Esse foi um dos momentos mais difíceis na jornada de Milena Satyro. Sua indústria de uniformes personalizados chegou a enfrentar uma dívida milionária, quando os planos de terceirização deram errado. Mas, nesse relato, ela conta como se reergueu para criar um modelo de negócios mais inovador.

“Transformar a vida de uma pessoa é bom, mudar a de mais de meio milhão é incrível”

“Nossa missão-base é transformar o Brasil por meio da educação, por isso realmente temos que ter volume. Transformar a vida de uma pessoa é bom, mudar a de mais de meio milhão é incrível.”

A história de Rogério Gabriel com a Endeavor começou há exatos seis anos. E neste mês tivemos a alegria de contar que, com uma nova aquisição, a companhia dele é 5 vezes maior do que quando ele se tornou Empreendedor Endeavor. Na bagagem, a lição que fica é: quanto maior o sonho e a capacidade de execução, maior a chance de causar um impacto positivo no mundo. A história de Rogério é a prova disso.

“Ninguém está trabalhando para o nosso futuro. Aquela cadeira está vazia”

“Toda reunião eu vou falar sobre o mesmo ponto: enquanto cada um de nós está trabalhando duro no presente, vamos nos lembrar que ninguém está trabalhando para o nosso futuro. Aquela cadeira está vazia”

James Allen, da Bain & Co, faz uma provocação que vale parar para refletir. Alguém na sua empresa está pensando no futuro do negócio? Ou seria essa uma cadeira vazia? Veja o artigo completo clicando aqui.

Que executivos você quer ter ao seu lado: tarefeiros ou executores?

“Não adianta ser bom na implementação da estratégia se a estratégia está errada. Também não adianta nada ter uma excelente estratégia se a implementação é fraca.”

O mentor Sergio Roberto Cochela explica nesse texto a diferente entre o profissional focado na estratégia e o tarefeiro. Uma diferenciação fundamental para você refletir sobre o líder que quer ter ao seu lado.

Anote na agenda: eventos e iniciativas que acontecem em julho

4 de julho, das 9h às 10h
Mentoria Online | Processo e Ferramentas para um Crescimento Certeiro

Você sente que a sua empresa perde muito tempo refazendo tarefas? Falta alinhamento interno? Essas dificuldades de gestão podem estar ligadas à ausência de processos claros, o que impacta diretamente na estratégia de crescimento da empresa. É por isso que logo no início do mês vamos fazer um bate-papo online com Roberto Faldini, cofundador do IBGC, sobre governança corporativa e como qualquer empreendedor, independentemente do tamanho da empresa, pode implementar esses processos.

Faça sua inscrição e envie sua pergunta para ser respondida ao vivo!

Até 5 de julho
Programa de Aceleração BrazilLab | Inscrições abertas

Você tem uma solução que pode mudar cidades brasileiras? Inscreva-se no BrazilLAB!

O BrazilLAB, primeiro hub de inovação que conecta empreendedores com o setor público no Brasil, está nos últimos dias de inscrição para o programa de aceleração 2017! A iniciativa fornece mentoria especializada em direito administrativo, ajuda financeira e apoio para a construção de modelos B2G (bussiness-to-government). Também apoia a aproximação dos empreendedores com as administrações municipais. No ano passado, os empreendedores realizaram um pitch das suas soluções para mais de 20 prefeitos. Vale a pena conhecer!

O que estamos lendo

“Não tente ser um herói”

Recomendado por Luis Felipe, do time de Apoio a Empreendedores da Endeavor

Pascal Finette, da Singularity University, reforça nesse artigo uma das mensagens que nós na Endeavor mais acreditamos: com o apoio de uma rede, o empreendedor vai mais longe. Por isso, encare sua rede pessoal como um dos ativos mais valiosos que você tem. Procure mentores próximos, peça que alguns conhecidos te apresentem para pessoas-chave do seu mercado, participe de eventos e construa relações profundas para trocar aprendizados, experiências e desafios. Sozinho, você pode chegar lá. Mas com o apoio de uma rede você chega mais longe. Veja o texto completo aqui.

“Nos últimos meses, eu tive uma série de conversas com empreendedores da minha rede, que estavam enfrentando grandes desafios. Alguns tinham desentendimentos com seus sócios, outros estavam quase ficando sem dinheiro, outros ainda enfrentavam contratempos com seus produtos ou com a concorrência. A única coisa que todos eles tinham em comum é que não dividiam suas lutas com ninguém por meses. Todos eles tentavam ser heróis.”

Executivos do Vale do Silício estão contratando filósofos para ensiná-los a questionar tudo.

Recomendado por Daniel Castello, mentor Endeavor

Em algumas empresas do Vale, uma figura está surgindo: uma espécie de Chief Philosophy Officer, capaz de provocar os empreendedores com perguntas mais profundas, ao mesmo tempo que traz para a prática os pensamentos de grandes nomes da filosofia. Um movimento bastante interessante!

“Em vez de perguntar, por exemplo, “Como eu posso ser mais bem-sucedido”, é muito mais importante perguntar: “Por que ser bem-sucedido”.

Livro Receita Previsível

Recomendado por Igor Piquet, do time de Apoio a Empreendedores da Endeavor

Esse livro é uma grande provocação para empreendedores e gestores de vendas do mundo todo. Os autores Aaron Ross e Marylou Tyler explicam como criar uma máquina de vendas, que levou empresas como a Salesforce a aumentar substancialmente sua receita e crescer.

“Desista de tentar controlar os seus prospects, e confie que, se vocês são um fit mútuo, você continuar nutrindo eles e se suas “camadas” são relevantes e úteis, eles vão virar seu cliente algum dia.”

Para se aprofundar, veja também:

Mentores recomendam: 5 livros para acelerar o crescimento da sua empresa em 2017

Ouça as 8 mentorias online para empreendedores mais ‘pops’ de 2017 e seus principais aprendizados

Check up - CTA Em quais desafios - 740x120

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: