facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

10 Coisas a Saber Antes de Empreender no Brasil

LoadingFavorito

A situação nacional é muito favorável ao empreendedorismo, mas o “oba oba” precisa de uma visão realista.

Recentemente, tive a oportunidade de palestrar aqui em Madrid no Red Innova, evento de inovação, internet e negócios mais importante da Espanha e o tema foi ‘Brasil’.

Como empreendedor, sou um otimista, mas ao mesmo tempo achei que não seria justo com nossos irmãos espanhóis trazer uma visão “hey ho let’s go” (ou uma do tipo “O Brasil é o novo Silicon Valley”) de nosso querido país e procurei mostrar a eles uma visão mais crítica, mais realista e que abordasse os pontos reais, sejam eles econômicos, empreendedores ou até mesmo pessoais.

Depois da palestra (veja os slides abaixo), várias pessoas vieram me agradecer por ser realista e por deixar alguns pontos claros como o fato de não sermos tão “fáceis” como todo mundo acha (e a gente gosta de ser visto), de abordar com realidade a nossa situação econômica (que é ok, mas não tão boa quanto se diz por aí) e, ao mesmo tempo, mostrar que existem enormes transformações e oportunidades acontecendo no Brasil.

Ao ser realista, acho que fui muito mais efetivo e útil aos empreendedores espanhóis e senti que as conversas pós-painel se focaram em como minimizar os desafios e maximizar as oportunidades.

Mas por que publicar esse texto e essa apresentação aqui?

Porque uma dose de autocrítica é sempre boa quando se constrói um ecossistema empreendedor como o que estamos construindo no Brasil, onde o excesso de “hey ho let’s go” pode se transformar em uma tremenda ressaca muito em breve!

Bob Wollheim é empreendedor, sócio fundador da Sixpix Content, que edita as plataformas ResultsONyouPIX e SMW/SP.

, Grupo ABC, Head Digital
Bob Wollheim montou sua primeira empresa em 87, na garagem de sua casa. Quando a Internet dava seus primeiros passos em 95, criou a Yes!Design, voltada para produção na Internet, empresa vendida para a PoppeTyson 2 anos depois. Ingressa na StarMedia em 98. Em 2000, funda a Ideia.com. Em 2003, cria a EmpresaBrasil! (www.empresabrasil.com.br), um Blog sobre Empreendedorismo. Ainda no mesmo ano associa-se ao Fotosite, uma empresa de produção de conteúdo que dá origem à Sixpix Content, que hoje publica as plataformas de conteúdo Clix, Pix, ResultsON, Oxigênio.Etc e Zubaloo. Em 2011, fundou,  ao lado do sócio e desenvolvedor Dirceu Pauka Jr., a Appies.co, primeira aceleradora e rede de negócios a apoiar desenvolvedores de apps e APIs. É um apaixonado por empreendedorismo e por viagens de aventura. Tem vários artigos publicados e é autor do livro “Empreender não é brincadeira!” pela Negócio/Campus. É também Mentor do Instituto Empreender Endeavor.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: